Geral
Justiça revoga prisão de “Mamulengo das Alagoas” acusado de estupro e roubo
Artista popular terá que cumprir medidas cautelares; família nega envolvimento nos crimes e fala em perseguição
A Justiça de Alagoas decidiu revogar, nesta quinta-feira (2), a prisão preventiva de Célio Herculano da Silva, conhecido como “Mamulengo das Alagoas”. O artista popular havia sido detido na última segunda-feira (29), acusado de estupro e roubo contra uma turista na Praia do Francês, em Marechal Deodoro.
A decisão foi assinada pela juíza Fabíola Melo Feijão, da 2ª Vara Cível e Criminal do município. Apesar de reconhecer a gravidade das acusações, a magistrada entendeu que não há motivos para manter a custódia cautelar. A defesa apresentou comprovante de residência para sustentar que o investigado possui domicílio fixo, o que afastaria o risco de fuga.
Com a revogação da prisão, o artista terá que cumprir uma série de medidas cautelares, entre elas: comparecimento periódico em juízo, proibição de se ausentar da comarca por mais de oito dias sem autorização, não cometer novas infrações penais e comunicar previamente qualquer mudança de endereço.
O caso
A vítima relatou à polícia que estava hospedada em um hotel na Praia do Francês e saiu para caminhar por volta das 6h, quando foi abordada em uma área pouco habitada. Segundo ela, o agressor a segurou pelos braços, cometeu o estupro, a ameaçou de morte e, em seguida, fugiu levando sua bolsa com celular e pertences pessoais.
A turista disse ainda que conseguiu se desvencilhar após luta corporal e registrou boletim de ocorrência, além de realizar exame de corpo de delito. Mais tarde, ao ver uma reportagem em rede nacional, afirmou ter reconhecido o agressor como sendo o artista popular.
Além desse caso, “Mamulengo das Alagoas” já responde a outro processo por estupro, ocorrido em Maceió.
Defesa e versão da família
Um dia após a prisão, familiares do artista se manifestaram em sua defesa. O filho, Hércules Jean Lamenha, afirmou que as acusações não têm fundamento e classificou o episódio como perseguição política. “Quem conhece meu pai sabe da sua índole, da sua luta e da história construída com honestidade. Vamos provar sua inocência”, declarou.
A esposa também saiu em defesa de Célio, chamando a denúncia de mentirosa. Ela ressaltou que o marido vive há mais de 25 anos no mesmo endereço, rebatendo informações de que ele não teria sido localizado pela Justiça.
Quem é “Mamulengo das Alagoas”
Natural de Maceió, Célio Herculano ficou conhecido no cenário cultural alagoano como criador da “Dança da Boneca” e ganhou o apelido de “Mamulengo” pela forma peculiar de dançar. O artista se consolidou como figura popular em eventos culturais do estado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia