Geral
Governo quer usar Fundo da Marinha Mercante para projetos ferroviários, diz Costa Filho

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta quarta-feira, 1º de outubro, que o governo estuda utilizar recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) para financiar projetos ferroviários que estejam localizados em áreas de influência de portos, as chamadas poligonais. A proposta está em fase de elaboração e deve ser apresentada à Casa Civil.
De acordo com o ministro, a medida tem como objetivo superar o histórico desafio de integração entre portos e ferrovias. "Estamos trabalhando a possibilidade de crédito do Fundo da Marinha Mercante para projetos ferroviários que estão na poligonal. Tudo isso vai fortalecer o setor portuário e o setor de navegação", disse a jornalistas após o evento Brasil nos Trilhos, realizado pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Costa Filho destacou que o FMM já destinou quase R$ 25 bilhões em crédito para a navegação e outros R$ 10 bilhões para o setor portuário, mas ainda dispõe de recursos suficientes para apoiar também projetos ferroviários vinculados aos portos.
"É uma complementaridade muito estratégica. Precisamos da autorização para incorporar projetos ferroviários à possibilidade de acessar esse crédito", afirmou o ministro.
Segundo ele, a iniciativa poderá estimular a expansão de ferrovias conectadas a portos brasileiros, ampliando a eficiência logística do País.
Mais lidas
-
1VOO DE GALINHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3FUTEBOL
CSA e ASA podem ser beneficiados com “virada de mesa” da CBF
-
4TELEVISÃO
TV Gazeta negocia possível afiliação com a Band em Alagoas
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL