Geral
Máscara de 2.200 anos confirma presença do teatro grego antigo no sul da Rússia
Artefato encontrado em Fanagoria representa um sátiro e fornece evidências da vida cultural clássica na região do mar Negro

Arqueólogos descobriram uma evidência inédita da presença do teatro grego clássico na antiga cidade de Fanagoria, localizada na península de Taman, no sul da Rússia. A descoberta foi relatada pelo portal especializado Arkeonews.
Durante as escavações, os pesquisadores encontraram um fragmento de máscara de ator em terracota, representando um sátiro — figura mitológica associada a Dionísio, o deus do vinho e do teatro. O artefato, datado do século II a.C., tem cerca de 30 centímetros e preserva o lado esquerdo do rosto, com detalhes visíveis como o contorno azul do olho e a barba e bigode avermelhados, típicos das peças usadas na Nova Comédia.
Segundo os especialistas, o tamanho, os detalhes estilísticos e as perfurações para fixação por tiras indicam que se trata de um adereço teatral real, e não de uma máscara votiva em miniatura.
A descoberta representa um avanço significativo na compreensão da vida cultural e religiosa de uma das maiores colônias gregas antigas da região do mar Negro, revelando novas informações sobre a influência helênica no território.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira