Geral
Rio de Janeiro anuncia acordo com Oracle e Nvidia para AI City
Metrópole carioca se coloca entre grandes polos globais
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta quinta-feira (14), durante a Rio Innovation Week, um acordo entre as gigantes americanas de tecnologia Oracle e Nvidia para impulsionar o projeto "Rio AI City", que prevê a criação de um grande polo global de inteligência artificial.
"Com o projeto 'Rio AI City', o Rio de Janeiro não quer apenas acompanhar o ritmo da revolução da inteligência artificial, mas também liderá-la", disse Paes no evento.
O acordo, acrescentou o prefeito, busca "criar uma das maiores infraestruturas de inteligência artificial do mundo, com 3 gigawatts de capacidade computacional alimentada por energia 100% limpa".
Quem também comemorou a iniciativa foi o CEO da Elea Data Centers, o empreendedor italiano Alessandro Lombardi, parceiro estratégico do projeto "Rio AI City".
"Esta assinatura expressou o compromisso de tornar o Rio de Janeiro um hub global e de investir em nosso modelo de data center, premiando um projeto de energia sustentável e limpa com um ecossistema inclusivo. É um grande dia para a Elea", disse Lombardi à ANSA.
O executivo também enfatizou a importância da soberania de dados no atual contexto geopolítico, observando que, "atualmente, 60% dos dados brasileiros estão hospedados nos Estados Unidos".
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias