Geral
Telescópio James Webb detecta galáxia cuja luz levou 13,52 bilhões de anos para chegar até nós (FOTO)

O telescópio espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês) quebrou seu próprio recorde mais uma vez, detectando a galáxia mais distante e primordial do Universo conhecido.
Uma equipe internacional de cientistas usando o JWST capturou a luz da galáxia mais distante já descoberta, chamada "a mãe de todas as galáxias primitivas" ou MoM-z14, formada apenas 280 milhões de anos após o Big Bang. Esta descoberta afasta a fronteira do Universo observável ainda mais para o passado e fornece uma visão única sobre os estágios iniciais da formação de galáxias. O estudo foi publicado no portal de pré-impressão arXiv.
Os pesquisadores conseguiram determinar que a MoM-z14 é cerca de 50 vezes menor do que a Via Láctea. A presença de carbono e azoto na MoM-z14 indica que há galáxias ainda mais antigas a serem descobertas do que este exemplo de 13,52 bilhões de anos.
As galáxias mais novas seriam povoadas por elementos mais pesados, que os astrônomos chamam de "metálicos", porque as suas estrelas os forjaram e depois dispersaram em explosões de supernova.
A MoM-z14 é a mais distante galáxia do Universo conhecida até agora.
"A MoM z14 não é um dos primeiros objetos que se formaram no Universo, uma vez que as estrelas nessas galáxias são compostas apenas de hidrogênio e hélio - não veríamos carbono ou azoto," disse van Dokkum, detalha Space.com.
O desvio para o vermho z = 14,4, no qual a galáxia MoM-z14 está localizada significa que a luz desta galáxia levou mais de 13,5 bilhões de anos para chegar até nós.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira