Geral
Vazamento de esgoto deságua no mar de Porto de Galinhas

Um vazamento de esgoto foi registrado sendo lançado no mar de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, em Pernambuco. O local é considerado um dos principais pontos turísticos da região. A prefeitura disse que o problema ocorreu por conta de ligações clandestinas na rede de drenagem pluvial, cuja função é escoar águas das chuvas, e não esgoto sanitário.
"Após a identificação de diversas ligações clandestinas - realizadas por moradores e comerciantes da área - a prefeitura optou pelo fechamento da rede para evitar a contaminação da orla", disse a gestão municipal.
No entanto, em função das recentes e intensas chuvas, foi necessário realizar a abertura temporária da rede para evitar alagamentos, o que acabou ocasionando os transtornos registrados.
"O executivo municipal vem atuando de forma permanente para evitar esse tipo de problema e intensificará ainda mais a fiscalização para a identificação de eventuais ligações irregulares, a responsabilização dos infratores e a adoção de medidas cabíveis para coibir novas infrações e garantir o funcionamento adequado dos sistemas de drenagem e saneamento", disse o município.
Obras de saneamento
Desde junho de 2024, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou a construção da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Porto de Galinhas, de acordo com o município.
O projeto, com investimento de R$ 65 milhões, prevê a construção de uma estação de tratamento de esgoto, três estações elevatórias, o assentamento de 18 km de tubulações e a ligação de 2,5 mil imóveis ao novo sistema.
A previsão é de concluir em junho do ano que vem a primeira etapa, que deve beneficiar 19 mil pessoas nos bairros do Merepe e da Vila de Porto de Galinhas.
"A segunda etapa será executada pela BRK, parceira da Compesa, dentro do programa Cidade Saneada, e expandirá a rede coletora para beneficiar a praia do Cupe", acrescenta o município.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B