Geral
RJ: Disque Idoso recebe 3 mil ligações em três meses de atendimento
Baixar
As denúncias de violência contra a pessoa idosa estão no topo dos casos recebidos pelo Disque Idoso 165, no estado do Rio de Janeiro, o que corresponde a mais de 25% do total de demandas atendidas.


Depois vem os conflitos familiares, pedidos de informações sobre benefícios e direitos, transportes e orientação jurídica.
A central, que funciona há três meses, é voltada para atender as demandas da população 60+ do Estado. Neste período, o serviçojá recebeu pelo menos 3 mil ligações; enquanto o aplicativo no celular teve cerca de 2 mil downloads.
Segundo o secretário de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo, durante esses três meses, o Disque Idoso 165 deu voz a uma demanda reprimida, de um público que agora tem um lugar exclusivo para ser atendido em todas as suas necessidades.
O sistema é continuado e só termina quando a questão é totalmente resolvida.
O aplicativo Disque Idoso 165 oferece, ainda, diversos serviços, como atendimento via chat, agendamento de consultas médicas com lembretes e a possibilidade de cadastrar uma rede de proteção, tipo família, cuidadores e amigos, que será acionada por SMS ou WhatsApp em situações de emergência.
Além disso, o aplicativo conta com um "botão de pânico", que, em casos de urgência ou violência, aciona diretamente a Polícia Militar.
Geral Denúncias de violência estão no topo dos casos recebidos Rio de Janeiro 31/01/2025 - 12:06 Leila dos Santos / Marizete Cardoso Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional Disque Idoso Violência contra o Idoso Rio de Janeiro sexta-feira, 31 Janeiro, 2025 - 12:06 1:43
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela