Geral
Pastor que diz ter poderes de fazer nascer dentes e reconstruir seios vira réu por estelionato
O pastor David Tonelli Mainarte vai responder a um processo criminal por "estelionato religioso". Segundo a denúncia, oferecida pelo Ministério Público de Mato Grosso, fiéis eram induzidos a pagar por falsos "tratamentos milagrosos".
O Estadão busca contato com o pastor.
Em vídeos das "curas" publicados nas redes sociais, ele afirma ser capaz de "fazer dentes nascer", "reconstrução de seios", "desaparecer com cicatrizes", "conseguir que paralítico ande" e que "cegos voltem a enxergar".
"Trata-se de imputado que habitualmente manipula vítimas, passando-se por detentor de poderes sobrenaturais para empreender curas milagrosas, explorando a vulnerabilidade de pessoas que estão muito enfermas e em situação de extrema vulnerabilidade e aflição", diz um trecho da denúncia assinada pelo promotor de Justiça João Linhares.
O pastor atendeu na Igreja Quadrangular, em São Paulo, e na Igreja Igreja Missão Céu na Terra, em Campo Grande.
Uma vítima procurou a Delegacia de Polícia e denunciou o golpe. Segundo o relato, o pastor cobrou R$ 1.680 para atendê-la e, após algumas sessões sem resultado, parou de responder às suas mensagens.
O juiz Marcelo da Silva Cassavara, da 1.ª Vara Criminal de Dourados, recebeu a denúncia. Com a decisão, foi deflagrada uma ação penal. Testemunhas serão ouvidas e Mainarte terá a oportunidade de apresentar sua defesa antes do julgamento.
COM A PALAVRA, DAVID MAINARTE
Até a publicação deste texto, a reportagem buscou contato com a defesa do pastor, mas sem sucesso. O espaço está aberto para manifestação ([email protected] e [email protected]).
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela