Geral
Labirinto inca é encontrado no subterrâneo da cidade peruana de Cusco (IMAGENS)
Após séculos de especulação, arqueólogos no Peru confirmaram a existência de uma rede de túneis subterrâneos, que se acredita ter sido construída pelos incas.

Segundo a Associação de Arqueólogos do Peru, a "chincana" (labirinto em quíchua) conecta o Templo do Sol à antiga fortaleza de Sacsayhuaman. Os arqueólogos Jorge Calero e Mildred Fernandez detectaram três outros ramos dos túneis, cada um levando a diferentes áreas da cidade. No ponto mais profundo, o túnel chincana tem cerca de 2,5 metros de profundidade.

A busca pelos túneis começou após relatos históricos dos séculos XVI a XVIII mencionarem sua existência. Um relato de 1594, escrito por um padre espanhol, afirmou que um túnel principal começava no templo, passava sob a casa do bispo atrás da Catedral de Cusco e terminava na cidadela de Sacsayhuaman.

Pesquisadores usaram testes de som e radar para identificar a localização dos túneis, revelando que as paredes, provavelmente construídas com pedra e cobertas com vigas esculpidas, estavam de 1,4 a 2,5 metros abaixo das ruas.

Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira