Geral
Homem 'mais tatuado do Brasil' começa a remover tatuagens: mas é possível ficar sem as marcas na pele? Dermatologista explica
A remoção a laser do pigmento na pele é uma tecnologia hoje viável para quem deseja apagar os desenhos do corpo
Leandro de Souza, de 35 anos, conhecido como o "homem mais tatuado do Brasil", chegou a ter 95% de todo o seu corpo coberto por desenhos, porém, agora quer passar por uma transformação e retirar todas as tatuagens em um gesto de arrependimento e renovação espiritual.
Mpox: OMS convoca reunião de emergência pela possibilidade de nova propagação internacional da doença
Hidrogel: entenda o que é procedimento pelo qual Sheila Mello foi à Justiça
A história de Leandro viralizou nas redes sociais quando ele compartilhou seu processo de conversão ao evangelho e abandono das drogas. Em entrevista ao GLOBO, ele contou que se sentia aprisionado às tatuagens e por isso decidiu mudar.
— Eu não me sentia bem, não combinava mais comigo. Era um mundo de excessos, que não fazia mais bem a mim. Chegou uma época em que eu me sentia uma atração de circo.
Entretanto é possível retirar todas as tatuagens do corpo, ainda mais no caso de Leandro com quase 95% de todo o corpo marcado pelos desenhos? A resposta é sim. A ideia de que uma tatuagem é para sempre ficou para trás. A remoção a laser do pigmento na pele é uma tecnologia hoje viável para quem deseja apagar os desenhos do corpo.
Em entrevista recente ao GLOBO, a dermatologista Nandara Paiva explicou que o laser possui um comprimento de onda cuja energia, aplicada na área da tatuagem, fragmenta as partículas de tinta em pedaços menores. Assim, o próprio organismo se encarrega de finalizar o trabalho, degradando essas pequenas porções do pigmento. Com as tecnologias mais avançadas, é possível que a área não apresente manchas nem sinais do desenho antigo.
Tristeza felina: gatos também vivem o luto e mostram sinais importantes, diz estudo
— O laser não é agressivo para a pele. A sensação é confortável, mas algumas pessoas preferem fazer mais sessões, mais curtas, para aguentar melhor a dor — explica a dermatologista.
Em vídeos publicados nas redes sociais, Leandro mostra as sessões de remoção a laser das tatuagens que antes exibia orgulhosamente. "Dói muito, por mais que coloquem anestesia, é horrível a dor. Mas isso é parte do preço das coisas que fiz no passado", desabafa.
Uma clínica que ofereceu gratuitamente o tratamento de remoção das tatuagens. Segundo Nandara, a quantidade de sessões vai depender de quantas tatuagens serão removidas. Porém, ela estima que normalmente são necessários de oito a dez sessões realizadas com um intervalo de um a dois meses. O valor também vai depender da clínica e do tipo de laser escolhido, podendo girar em torno de mil reais.
A quantidade de aplicações necessárias também pode variar de acordo com o desenho.
— Os fatores que mais influenciam são a área e a cor da tatuagem. Se ela estiver em um local de maior exposição ao sol, é mais fácil para remover, já que a exposição ao sol já vai desbotando a cor. As remoções mais fáceis são as das tatuagens pretas, mas também é possível realizar o procedimento com outras cores, com um laser direcionado a esses outros pigmentos — explica Nandara.
Resultado na academia: quanto tempo demora para a musculação começar a fazer efeito? Especialista responde
No caso de Leandro, a remoção das tatuagens, especialmente as coloridas no rosto, apresenta desafios significativos. Segundo especialistas, esse processo é complexo e requer cuidados intensivos para evitar complicações.
O Brasil é o segundo país que mais pesquisa sobre remoção de tatuagens com cerca de 275 mil pessoas pesquisando sobre o assunto. Segundo um estudo realizado pela PrePly, plataforma de idiomas online, que avaliou a demanda de pesquisas sobre remoção ou correção de tatuagens no ano passado.
Cuidados pós-procedimento
No cuidado após a remoção, a proteção do sol é um importante fator. A dermatologista recomenda utilizar roupas que cobrem a área da tatuagem e reforça a necessidade do uso de protetor solar. Além disso, é importante aplicar hidratantes na pele, para evitar o escurecimento do local.
O laser também não deve ser aplicado em regiões da pele que apresentem alguma inflamação ou irritação. Em alguns casos, se formam queloides em cima dos desenhos, e também não é possível realizar o procedimento nessas áreas. A remoção não é recomendada ainda para gestantes e lactantes.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela