Geral
Em Madri, museu permite que pessoas com deficiência visual conheçam as maravilhas arquitetônicas do mundo
Maquetes de monumentos como Sagrada Família, Torre Eiffel e Taj Mahal, feitas com o mesmo material e riqueza de detalhes dos originais, permitem que pessoas com deficiência visual saibam como são esses patrimônios
Com as pontas dos dedos, Marina e José Pedro examinaram minuciosamente uma maquete em escala reduzida da Sagrada Família em uma exposição que permite aos cegos descobrir alguns dos monumentos mais conhecidos do mundo.
- Há tantos detalhes minúsculos! E que telhado estranho - entusiasmou-se José Pedro Gonzalez enquanto explorava a réplica de madeira da espetacular basílica desenhada por Gaudí para Barcelona.
Campeões da permanência: quem são os famosos que acompanham Olimpíada desde abertura e não arredam o pé de Paris
Marina Rojas disse que "nunca imaginou a Sagrada Família assim".
- É muito surpreendente, porque você tem uma ideia geral de como é o monumento, como é o espaço interno - acrescentou.
O Museu Tiflológico de Madri (do grego "tuphlos", que significa cego) abriga 37 reproduções de monumentos globais listados como patrimônios mundiais. Foi criado em 1992 pela ONCE, a organização nacional para cegos da Espanha, que tem 71 mil membros. Feitas de madeira, pedra, metal ou resina, as maquetes são acessíveis a todos os visitantes, proporcionando uma experiência sensorial prática da arquitetura.
- Não há outro lugar no mundo com um museu como este - disse a guia Mireia Rodriguez, que também é deficiente visual. - Existem muitos outros museus projetados para visitantes com deficiência visual, mas eles não têm esse tipo de coleção.
'Deadpool & Wolverine': Jennifer Garner mostra rotina pesada de exercícios para voltar a interpretar super-heroína após 20 anos
A ONCE administra uma loteria e alguns jogos de raspadinha muito populares, que arrecadam 2,5 bilhões de euros por ano e pagam os salários de seus 72 mil funcionários, dos quais seis em cada dez possuem algum tipo de deficiência. Os fundos também são usados para outros investimentos, como o museu, que em 2023 recebeu 16 mil visitantes.
Além das maquetes, o museu também apresenta obras de arte de pessoas com deficiência visual e uma exposição de ferramentas e equipamentos usados do início do século 19 até a década de 1980 para ajudar os cegos a acessar a cultura, incluindo livros em braille.
'Aproximando-se da cultura'
Depois de passear por uma sala que abriga maquetes dos pontos turísticos mais conhecidos da Espanha, como o palácio Alhambra em Granada, o Palácio Real de Madri e a catedral de Santiago de Compostela, Rojas classificou a exposição como "realmente maravilhosa".
Outra sala está cheia de marcos globais, como o Taj Mahal, a Ponte de Londres, a Estátua da Liberdade, o Coliseu de Roma, o Partenon em Atenas, a Torre Eiffel, o Kremlin e a Cidade Antiga de Jerusalém, para citar apenas alguns.
- Por mais que te expliquem, você não consegue realmente obter uma imagem adequada de como é... e isso gera muita frustração, então o fato de existirem espaços como este é fantástico - disse Rojas, cujos olhos só conseguem ver um pouco de luz. - Gostaria que houvesse mais oportunidades de tocar essas obras de arte. O tato te dá muita informação, mesmo que a maioria venha através da visão, então é muito importante tocar.
'Detalhes como joias'
Foi enquanto sentia a cúpula do Taj Mahal que as mãos de Gonzalez permaneceram mais tempo, seus dedos captando as curvas suaves da maquete feita do mesmo mármore Makrana do deslumbrante mausoléu branco no norte da Índia.
- Eu sabia que o Taj Mahal era feito de mármore, mas a primeira coisa que me surpreendeu foi tocá-lo e sentir como estava frio, que a maquete também era feita de mármore - disse o homem de 60 anos, cego de nascimento. - Adoro essas cúpulas orientais e todo o trabalho envolvido na escultura do mármore e nos pequenos detalhes. É, claro, um edifício e não uma peça de joalheria de ouro, mas, em muitos aspectos, parece uma - disse, sorrindo.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias