Geral
Transferência eletrônica de veículos é autorizada pelo CNJ
A transferência de veículos poderá ser feita de forma eletrônica. O Conselho Nacional de Justiça, por meio de sua corregedoria, autorizou os cartórios a disponibilizarem a transferência eletrônica veicular.


Essas transferências serão feitas por assinatura eletrônica por meio do Registro Civil de Pessoas Naturais, que vai garantir a identificação do assinante por meio de dados biográficos e biométricos. Os responsáveis serão o Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais e a Associação Nacional dos Registradores.
O Ministério dos Transportes vai chamar esse serviço de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital, o ATPV-e.
Os cartórios de registro civil vão atuar como postos online ou presenciais de atendimento, garantindo a autenticidade e integridade da transação.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério dos Transportes, essa mudança vai permitir que os serviços públicos de trânsito fiquem mais céleres, ampliando os canais de atendimento ao cidadão. Não foi divulgado o prazo para que o serviço esteja disponível.
Geral Cartórios de registro civil atuarão como postos de atendimento Brasília 07/08/2024 - 06:48 Roberta Brito / Patrícia Serrão Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional Transferência eletrônica de veículos quarta-feira, 7 Agosto, 2024 - 06:48 79:00
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias