Geral
Justiça suspenda reintegração de posse em Terra Indígena no Paraná
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que tem jurisdição no Paraná, suspendeu a reintegração de posse na Terra Indígena que fica nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, no oeste do estado. O recurso foi apresentado pela Advocacia Geral da União.


A decisão, publicada na sexta-feira suspende o efeito da liminar concedida às prefeituras de Guaira e Terra Roxa que determinava a desocupação das aldeias num prazo de 10 dias.
O desembargador federal Luiz Antônio Bonat, que assina o documento, afirma que a área em discussão está dentro do espaço delimitado como terra indígena pela Funai, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, e que o processo de demarcação está em andamento. Para ele, a expulsão dos indígenas, que vem sofrendo pressões e ameaças, só acirraria os conflitos com os que se dizem proprietários da terra.
O magistrado destaca que a Força Nacional vem atuando no local para garantir a ordem, diante dos relatos de que pessoas ligadas aos ruralistas locais estariam armadas com rojões, bombas caseiras e arma de fogo. E afirma que vários barracos foram destruídos e atingidos por fogo.
Na decisão, o desembargador Bonat proíbe a Usina de Itaipu de negociar imóveis na área em disputa e determina que a Funai faça um cadastramento e realize atendimento assistencial a todos os indígenas que ocupam a terra.
Justiça Prefeituras de Gaíra e Terra Roxa pediam desocupação de aldeias Rio de Janeiro 05/08/2024 - 08:00 Juliana Batista / Akemi Nitahara Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional Terra Indígena Guaíra Terra Roxa TRF4 segunda-feira, 5 Agosto, 2024 - 08:00 94:00
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores