Geral
Parceria promove atendimento odontológico para crianças com microcefalia
Crianças com microcefalia receberam atendimento odontológico na Unidade de Referência em Saúde Dr. Ib Gatto Falcão, localizada no Tabuleiro do Martins. A ação foi executada nesta quarta-feira (19) e faz parte de uma semana de atividades desenvolvidas para o público infantil, assistido pela Associação Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (Afaeal).
A iniciativa contou com atividades como avaliação bucal, realização de procedimentos dentários e orientações em saúde da boca, sendo fruto de uma parceria entre Saúde de Maceió, Afaeal e Universidade Paulista (Unip).
A gerente da coordenação de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias, explicou como se deu a parceria e enfatizou a importância da assistência.
“A iniciativa do atendimento dessas crianças partiu de uma solicitação da presidente da Afaeal, que entrou em contato conosco e apresentou o projeto de assistência dentária que já vem sendo desenvolvido há alguns anos pelos estudantes de Pós-graduação da Unip com as crianças. Decidimos, então, apoiar essa ação tão importante para a garantia da saúde bucal do público”, informou a gerente.
A professora do Programa de Pós-graduação da Unip, Cristina Feijó, destacou os benefícios que a parceria traz tanto para as crianças com microcefalia como para as pesquisas desenvolvidas pelas dentistas na universidade.
“As crianças com microcefalia, muitas vezes, pela ingestão de alguns medicamentos e até pelo difícil manejo de higienização bucal, podem apresentar complicações na sua saúde da boca e nós temos feito um trabalho preventivo nesse sentido e tem surtido efeitos positivos. Além disso, no âmbito da pesquisa propriamente dita, nós temos tido muitos avanços, pois os profissionais de nossa equipe são pesquisadores que estudam alternativas práticas e viáveis para ajudar essas crianças e suas famílias a minimizar ou solucionar problemas bucais mais comuns para o público”, pontuou Cristina.
A mãe da Tamara Freires, Rute Freires, aprovou o atendimento recebido pela filha na Unidade de Referência em Saúde Dr. Ib Gatto Falcão.
“A Tamara recebe assistência na Afaeal há cinco anos e esse atendimento para cuidar dos dentes dela sempre fez muita diferença. Hoje, estamos mais uma vez aqui para cuidar da nossa pequena e estamos muito satisfeitos. Já recebemos orientações sobre como está a saúde da boca dela e, agora, vamos passar pelo atendimento. Me sinto privilegiada por estar aqui e pela minha filha ter tido um atendimento com tanta qualidade”, exclamou.
Ação acontece durante toda a semana
O trabalho desenvolvido pela equipe de estudantes de Pós-graduação da Unip iniciou na última segunda-feira (17), na Afaeal, com avaliações bucais, orientações em saúde bucal e distribuição de kits dentários para todas as famílias atendidas.
Nesta quinta-feira (20), será o último dia da ação, que ofertou mais saúde bucal a 50 crianças com síndromes congênitas causadas pelo Zika vírus, sífilis, rubéola, citomegalovírus e herpes vírus.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias





