Geral
Bolsonaro deve entregar joias à Caixa e armas à PF, determina TCU
Por unanimidade, o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu, nesta quarta-feira, 22, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve entregar as joias que recebeu de presente da Arábia Saudita à Caixa Econômica, em Brasília. Já as armas que foram presenteadas pelos árabes devem ser entregues na diretoria-geral da Polícia Federal (PF), também na capital federal.
Conforme a decisão, a devolução deve ser feito em até cinco dias, após o ex-presidente ser notificado.
A Receita Federal também deve encaminhar para a Caixa as joias que foram retidas no Aeroporto de Guarulhos. Em 15 de janeiro, o TCU decidiu que Bolsonaro deve devolver à Presidência da República o estojo com joias masculinas recebido da Arábia Saudita e armas doadas pelos Emirados Árabes Unidos.
Um dia depois, foi pedido que a corte avaliasse a possibilidade da Secretaria-Geral da Presidência da República delegasse a função ao departamento especializado em penhor da Caixa Econômica Federal. Na segunda-feira, a defesa de Bolsonaro havia pedido que o TCU informasse o local e prazo exatos para a entrega dos itens.
Já na terça-feira, a defesa do ex-presidente afirmou que está “em total condição” para entregar as armas presenteadas pelos Emirados Árabes. Segundo o comunicado, o despacho depende agora do envio do endereço para o qual os equipamentos
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia