Geral
IBGE faz parceria com prefeitura do Rio para Censo em favelas
O Censo Demográfico 2022 - IBGE não foi respondido por cerca de 9% dos domicílios localizados nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. Para tentar resolver o problema, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez uma parceria com a prefeitura da cidade.
O Instituto Pereira Passos, órgão de pesquisa da Prefeitura do Rio de Janeiro, está mobilizando os agentes de territórios sociais, que já faziam levantamento de dados nas favelas cariocas e que também são moradores das comunidades, para ajudar no Censo. É que além de conhecer as localidades, os agentes do instituto transitam com mais facilidade por esses territórios, muitas vezes dominados por milícias ou pelo tráfico de drogas.
Notícias relacionadas:
Os agentes receberam um treinamento do IBGE e já estão buscando os moradores que não estavam em casa quando o recenseador fez a visita e também aqueles que se recusaram a responder o questionário.
O IBGE encerrou em fevereiro a cobertura da coleta domiciliar do Censo. Ao todo, 189.261.144 pessoas foram recenseadas, o que representa 91%, levando-se em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro do ano passado. No dia 1º de março, teve início a etapa de apuração. A divulgação dos primeiros resultados do censo está prevista para o final de abril.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento