Geral
Prefeitura de Maceió notifica e autua empresa por descarte irregular de resíduos em Riacho Doce
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) notificaram e autuaram nessa quarta-feira (15) uma empresa pelo descarte irregular de resíduos sólidos, no bairro Riacho Doce. A Superintendência
Na ocasião, foi constatado que a empresa, autora da infração, estava utilizando um caminhão poliguindaste para descartar resíduos sólidos em área de proteção ambiental, no bairro Riacho Doce, próxima às margens do riacho, conforme denúncia efetuada pelo Instituto Biota de Conservação.
Renan Monteiro, diretor de Meio Ambiente, afirma que a autuação realizada pelos fiscais da Sedet segue o Código Municipal de Meio Ambiente. “Está expresso no código a proibição de descartar resíduos sólidos a céu aberto, em praias, rios, lagos e demais cursos d’água, bem como a penalidade para quem realizar esse tipo de conduta infratora”, ressaltou.
De acordo com a notificação emitida pela Sedet, o infrator deve recolher os resíduos que descartou irregularmente no local e apresentar junto ao órgão os documentos que comprovem a destinação final apropriada desses resíduos no prazo máximo de cinco dias. O não cumprimento das medidas resultará nas sanções previstas na legislação ambiental vigente.
Segundo a Sudes, o infrator também foi autuado mediante o Código Municipal de Limpeza Urbana, por deixar de dar destinação adequada aos resíduos especiais, resultando em multa. Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, afirma que crimes dessa maneira serão punidos de forma imediata.
"Não podemos deixar que as empresas responsáveis por dar a destinação correta aos resíduos atuem dessa maneira na cidade. Temos fiscais nas ruas verificando situações desse tipo e, com a ajuda da população que denuncia, iremos atuar exemplarmente para coibir a prática", disse.
Canais de denúncia
Para denúncias de infrações ambientais para a Sedet, o canal de denúncia é o número 3312-5242 ou o e-mail: [email protected].
A Central de Monitoramento da Sudes atende pelo número 0800 082 2600 ou pelo whatsapp 98802-4834.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento


