Geral

Imposto de Renda 2023: Declaração pré-preenchida é liberada; veja como fazer

15/03/2023
Imposto de Renda 2023: Declaração pré-preenchida é liberada; veja como fazer

foto: Utua.com.br

A declaração do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta-feira, 15, e o contribuinte já pode optar pela declaração pré-preenchida em todas as plataformas oferecidas para fazer e enviar a declaração: on-line no portal e-CAC; pelo programa do IRPF 2023 no computador, e pelo celular ou tablet com o novo aplicativo Meu Imposto de Renda.
Preocupada em reduzir os riscos de enganos e diminuir o número de declarações retidas em malha fina, a Receita Federal até mudou o prazo para a entrega da declaração – que neste ano vai de 15 de março a 31 de maio – para que todos os contribuintes tivessem acesso ao recurso.
Para estimular o cidadão a usar o recurso, o fisco avisa que quem fizer a declaração pré-preenchida e solicitar a restituição via Pix (desde que seja o número do CPF) entra na lista de prioridade para receber a restituição. O contribuinte fica responsável por verificar todos os dados pré-preenchidos na declaração e deve realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações, se for o caso.

Conta Gov.br: o que é e como ter nível prata ou ouro? – A conta Gov.br é uma identificação que pode ser criada por todo cidadão, sem custos, e que permite a ele ter acesso a diversos serviços públicos digitais.
O primeiro nível de autenticação liberado pelo sistema é o bronze. Para conseguir aumentar o nível para prata ou ouro, será necessário fazer o reconhecimento facial pelo celular ou tablet ou acessar o Gov.br com validação de dados bancários de um dos bancos credenciados.
Quem optar pela declaração inicia com diversos informações que são importadas da base de dados da Receita Federal. As informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.
Bom dizer que o sistema só vai importar os dados se as fontes enviarem as informações. Algumas divergências ou ausências de informação podem acontecer se as fontes não entregaram a declaração ou precisaram corrigi-las por algum motivo. Por isso, nos primeiros dias de entrega é possível que nem todos os campos sejam pré-preenchidos.

Informações de dependentes – Desde 2021, também é possível obter as informações pré-preenchidas dos dependentes. Para isso, o dependente deve passar uma procuração digital para o titular da declaração antes de baixar as informações.