Geral
Pacientes do HGE são contemplados com projeto musical

Estudos comprovam o poder da música de transformar ambientes, contribuindo com o bem-estar e a saúde de todos os presentes. Foto: Thallysson Alves/HGE
A música como instrumento de positividade, fé e renovação das forças. É nisso que o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, acredita quando continua com o projeto HGE Musical, que percorre diferentes setores de internação na maior unidade de Urgência e Emergência de Média e Alta Complexidade de Alagoas.
O objetivo é tornar o período de internação menos tenso para os pacientes e seus familiares. A iniciativa partiu da percepção do Serviço Social sobre a necessidade de ações que fortaleçam a humanização e contribuam com o processo de recuperação da saúde.
“O projeto tem funcionado com o voluntariado de músicos que querem somar forças contra o sentimento de negatividade e solidão que, por vezes, surge em pacientes que estão internados. São canções tão bonitas que nós, profissionais, também nos revigoramos, um ganho assistencial e individual inestimável”, ressaltou a assistente social do HGE, Luísa Freitas.
O HGE Musical surgiu durante o ápice da Pandemia da Covid-19 e continua em execução. Ele é justificado pelos estudos que comprovam o poder da música de transformar ambientes, contribuindo com o bem-estar e a saúde de todos os presentes. Para Teresa Maria, uma das voluntárias do projeto, a participação também tem sido um grande presente.
“Eu acredito na cura através da música. Aqui fui convidada para fazer esse trabalho, mas eu também tenho o meu projeto pessoal chamado Música pela Vida. Eu seleciono um repertório adequado para as necessidades do local que visito, sempre visando a cura, a positividade, o fortalecimento dos profissionais etc”, relatou a cantora profissional
Voluntários
As pessoas interessadas em serem voluntárias do HGE Musical podem contatar o Serviço Social, por meio do telefone (82) 3315-4936 e alinhar a participação. Todos devem seguir as orientações, utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e serão supervisionados pelo assistente social plantonista.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
3TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores