Geral
Ômega 3, nutriente extraordinário para saúde e você precisa conhecê-lo

As doenças crônicas não transmissíveis têm sido a causa global mais comum de mortalidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que 41 milhões de mortes, em 2018, foram causadas por essas doenças, como doença cardiovascular, câncer, doenças respiratórias não infecciosas e doenças metabólicas.
Juntamente com outros gatilhos, o estresse oxidativo e a inflamação foram reconhecidos como importantes contribuintes para o risco aumentado por essas doenças.
O ômega 3, também conhecido como ω-3, é assim chamado por ser composto por três ácidos graxos: eicosapentaenoico (EPA), docosahexaenoico (DHA), alfa-linolênico (ALA).
Muitos estudos mostram que a maior ingestão de ômega 3 está associada a uma menor incidência de doenças crônicas, devido ao seu potencial anti-inflamatório.
Um estudo com 12.770 participantes, realizado em sete países (Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Holanda, Estados Unidos e Iugoslávia), constatou que a mortalidade por isquemia cardíaca é menor no Japão e nos países mediterrâneos em comparação aos Estados Unidos e nos países do Norte da Europa, destacando-se o papel preventivo desses ácidos graxos, abundantes nos hábitos alimentares nestes locais.
Recente artigo, publicado em 2020 no Journal of Atherosclerosis and Thrombosis, revisou os estudos sobre o ω-3 nos últimos 50 anos. Os achados sobre esse nutriente são extraordinários e incluem importante papel na prevenção de tumores, demência, arritmia, insuficiência cardíaca crônica, diminuição nos níveis de triglicerídeos, além de benefícios para o sistema imunológico e defesa contra infecções.
No esporte, um estudo publicado pela revista Nutrients indica que a suplementação de ômega 3 é capaz de atenuar a perda de força muscular, reduzir fadiga e dor, bem como promover o aumento de massa muscular. Dessa forma, esse público também deve dar atenção a esse super nutriente.
Em fontes alimentares, o ômega 3 pode ser encontrado nos óleos de soja, canola, linhaça e produtos de origem marinha, como salmão, sardinha, caviar e ostra.
As doses para a suplementação por meio de cápsulas orais são individuais e dependem de avaliação profissional para sua prescrição.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias