Geral
Reitor da UFPR menciona ‘período obscuro’ e diz a Lula estar a serviço do País
Reitores de universidades e institutos federais falam estão reunidos na manhã desta quinta-feira, 19, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Fonseca, iniciou a série de discursos e demonstrou-se a serviço do Brasil a partir do reconhecimento e acolhimento que o governo federal ofereceu.
Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fonseca afirmou que as instituições foram “maltratadas e esganadas” no orçamento durante o “período obscuro que nos antecedeu”, em referência ao governo de Jair Bolsonaro. Ele ainda citou a posição de resistência que as universidades ocuparam na gestão anterior.
“Não só como defesa da democracia que temos sido, mas também queremos nos colocar a serviço dos projetos estratégicos do Brasil, seja na área do meio ambiente, energia limpa, reindustrialização, seja na área dos demais níveis de educação”, declarou.
Fonseca destacou a importância da educação básica no País. Contudo, para isso, ele reitera que é preciso ter condições e meios para se desenvolver a autonomia universitária.
Autor: Sofia Aguiar e Bruno Luiz
Copyright © 2023 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia