Geral
Secti e Fapeal promovem encontro sobre Janeiro Branco em parceria com Conselho de Psicologia e Café Psi

Divulgação. Foto: Ascom Fapeal
O Governo de Alagoas, através da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), firmou parceria com o Conselho Regional de Psicologia da 15ª Região (CRP15) e com o Café Psi, para promover um encontro para debater a campanha Janeiro Branco, que trata sobre a importância da prevenção para a saúde mental. O evento, que acontece neste próximo sábado (21), no Centro de Inovação Tecnológica, no Jaraguá, às 8h, é gratuito e direcionado, principalmente, aos profissionais e estudantes das áreas da saúde e assistência social.
Intitulado “Encontro Especial Janeiro Branco Alagoas”, o evento contará com as presenças do Secretario Estadual de CT&I, Silvio Bulhões; do presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes; do psicólogo Leonardo Pedrosa, presidente do CRP15, e do deputado Ronaldo Medeiros, autor da lei estadual sobre o Janeiro Branco.
Além disso, a programação do seminário terá as palestras do psicólogo Leonardo Abraão, fundador da campanha Janeiro Branco, em âmbito nacional, que fará uma explanação do tema, e da assistente social Tereza Cristina Tenório, pesquisadora do assunto, cuja abordagem trará o foco para a realidade de Alagoas, quanto aos dilemas e perspectivas sobre saúde mental no estado.
Tema nacional
Para este ano, o tema Janeiro Branco é “A vida pede equilíbrio”. Em Alagoas, desde que foi lançado em 2017, oficialmente, o debate da temática nacional da campanha nacional é coordenado pela psicóloga e professora universitária, Janaína Diniz, através do Café Psi. De acordo com Janaína Diniz, o objetivo da discussão visa construir uma cultura de psicoeducação e contribuir para as políticas públicas.

“É mais uma oportunidade para abrir espaços, dialogar e provocar a sociedade, instituições, poderes públicos, e trazer à tona essas discussões técnico-científicas. Muitas vezes, a gente percebe que o sofrimento, com ou sem transtorno mental, pode ser prevenido e melhor conduzido. A partir do momento em que se conhece a realidade, e que se conversa sobre essas questões, conseguimos prevenir, combater e criar estratégias com profissionais habilitados. É preciso, de fato, colocar a saúde mental em evidência”, disse Janaína Diniz.
A psicóloga ressaltou que após a pandemia da Covid-19, houve aumento considerável dos casos de depressão e ansiedade. “A Organização Mundial da Saúde vem nos desacomodando, no sentido de que a gente precisa fazer algo e combater, inclusive, a discriminação, o preconceito e os estigmas, que fazem com que as pessoas deixem de buscar esses cuidados emocionais e psíquicos, por meio do desconhecimento sobre a saúde mental”, declarou Janaína Diniz.
Campanha instituída
A Lei 7.984, de 23 de janeiro de 2018 instituiu a campanha “Janeiro Branco” no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Alagoas, como mês dedicado a ações educativas sobre a importância da prevenção para a saúde mental.
A programação completa está disponível no site da Fapeal.

Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia