Geral

IMA embarga Estação de Tratamento de Efluentes por irregularidades ambientais em Maceió

13/01/2023
IMA embarga Estação de Tratamento de Efluentes por irregularidades ambientais em Maceió

Empresa foi desativada do Sistema Online de Resíduos Sólidos, que constava como destinatária final de efluentes líquidos. Foto:   Ascom IMA

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) flagrou descumprimentos e uma série de irregularidades em uma Estação de Tratamento de Efluentes, na parte alta de Maceió. A Prisco Ambiental teve as atividades embargadas e as multas aplicadas chegam a R$ 350 mil.

Nesta sexta-feira (13), a empresa foi desativada do Sistema Online de Resíduos Sólidos, que constava como destinatária final de efluentes líquidos. No total, a ação acarretou na aplicação de oito autos de infração, dois embargos, além da suspensão provisória da Licença Ambiental de Operação (LO). A empresa tem o prazo de 10 dias para esclarecimentos, sob pena de cancelamento definitivo da LO.

Durante a operação, realizada na quarta-feira (11), os funcionários da Prisco Ambiental tentaram impedir a entrada dos fiscais, mas foram flagradas modificações e a ampliação da estrutura do empreendimento sem autorização ou sem a licença ambiental; descumprimento das condicionantes de funcionamento estabelecidas pelo IMA; lançamento de efluentes direto no solo, em desacordo com a Resolução nº430 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e com a outorga emitida pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).

Os efluentes sem tratamento eram lançados no riacho Salgado, localizado na parte alta da capital alagoana. Além disso, o responsável pelo local apresentou uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vencida.

O IMA enviará cópia dos processos dos autos, com seus respectivos relatórios, à Semarh e ao Ministério Público Estadual para as demais providências.