Geral
Artesãos da Economia Solidária preparam peças únicas para o Natal


Guirlandas, presépios, enfeites natalinos para casa e para árevore de Natal já estão sendo vendidos (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)
Os artesãos cadastrados na Prefeitura de Maceió já estão preparados para a temporada natalina da cidade. Criando com afeto, dedicação e muita criatividade, os grupos de Economia Solidária começaram a expor seus produtos voltados para o Natal.
Entre as peças natalinas que enfeitam a época do ano mais afetiva estão guirlandas em cipó, guirlandas em feltro e de tecidos, bonecos de neve, presépios e peças para montagem de presépio, Papai e Mamãe Noel, pesos de porta, enfeites para a casa e para árvore de Natal, capas de almofadas, panos de prato e vasos de planta com a temática natalina.
Tudo é feito à mão, costurando em feltro e tecidos, usando cola e tinta em trabalhos no papelão, agulhas de crochê e de tricô em lã. Artesã há mais de dez anos, Claudete da Silva explica que já passou até 15 horas criando um dos bonecos através da técnica japonesa Amigurumi.
“As nossas peças a gente leva tempo planejando, executando e vendo como ela vai se formando. Uma peça nunca fica igual a outra, são peças exclusivas e só quem faz com amor é que sabe o quanto essas peças são diferencias”, afirma Claudete, que participa do Grupo de Economia Solidária Mandacaru.
Os produtos são realmente diferenciados e as técnicas usadas fazem com que cada peça seja única. A coordenadora de Economia Solidária, Salomé Holanda, explica que o que é produzido pelos artesãos não tem comparação com o produto encontrado em atacado.
“É muito importante esse trabalho desenvolvido pelos artesãos da Economia Solidária e é mais importante ainda que as pessoas procurem esses produtos, que são diferenciados. Numa loja, você encontra milhares e os artesãos fazem algumas e cada uma é diferente. Além da arte, ainda tem o aproveitamento de produtos que seriam jogados na natureza”, atenta a coordenadora e artesã Salomé Holanda.
Onde encontrar
Os grupos fazem parte da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Os espaços fixos de comercialização estão localizados no Maceió Shopping (Mangabeira) e no Pátio Shopping (Benedito Bentes) e funcionam com rodízio dos grupos em exposição.
Para encomendas, as solicitações podem ser realizadas diretamente aos Grupos da Economia Solidária relacionados abaixo:
- Fiações – (82) 99671- 1021
- Criartes – (82) 99133-9967
- Amor em Forma de Artes – (82) 98709-5681
- Rosa de Saron – (82) 98863 -8340
- Aconchego – (82) 99966-7781
- Mandacaru – (82) 99127-9433 | (82) 99925-2124
- Tempo de Renovar – (82) 99145-7261
- Feito à mão com amor – (82) 99934-4160
- Abelhinhas – (82) 99635-1850
- Arte em Evolução – (82) 98814-1005
- Mulheres de Talentos – (82) 98832-7257
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5FUTEBOL
CRB vence o Amazonas no Rei Pelé, sobe na tabela e respira na Série B