Geral
China: em encontro com Scholz, Xi Jinping defende cooperação em meio ao ‘caos’
Em visita oficial à China, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, se reuniu nesta sexta-feira, 4, com o presidente do país asiático, Xi Jinping. Segundo comunicado do governo chinês, veiculado pela imprensa estatal, Xi defendeu a cooperação entre os dois países, em meio a um cenário geopolítico “complexo”.
“Como potências influentes, a China e a Alemanha devem trabalhar juntas em tempos de mudança e caos para fazer mais contribuições para a paz e o desenvolvimento mundial”, afirmou Xi, que recebeu Scholz no Grande Salão do Povo, em Pequim.
A ocasião marca a primeira viagem de um líder ocidental à China desde que Xi Jinping consolidou inédito poder durante o 20º Congresso do Partido Comunista, no mês passado.
A visita gerou controvérsia na Europa, onde há desconfianças sobre a política externa chinesa. Em artigo publicado no site Politico, Scholz defendeu a decisão de ir à China, com uma justificativa pragmática. “É aqui que novos centros de poder estão surgindo em um mundo multipolar, e pretendemos estabelecer e ampliar parcerias com todos eles”, escreveu.
Autor: André Marinho
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
2ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
3PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados
-
4DESFALQUES NO RUBRO-NEGRO
Flamengo confirma lesão de Cebolinha na costela e perde Pulgar por problema muscular
-
5COPA SUL-AMERICANA
Com reservas, Red Bull Bragantino é derrotado pelo Carabobo na estreia