Geral
SMTT incentiva práticas esportivas em escola pública


Atividade foi realizada em escola pública no Trapiche da Barra. Foto: Joyce Juliana/Ascom SMTT
Para levar conscientização e trabalhar a importância dos micro modais, a equipe de educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) realizou, nesta quarta-feira (26), uma ação educativa na Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida, que fica no Trapiche da Barra.
Na ocasião foram abordados os benefícios do deslocamento e do uso da bicicleta, skate e patins, além de dicas de segurança e normas de conduta no trânsito.
A atividade integra o projeto Pedala Alagoas, iniciativa da Associação Alagoana de Ciclismo, em pareceria com a SMTT.
“Eu aprendi a importância do cuidado no trânsito, que precisamos prestar atenção nas vias e na calçada também. Sempre tem um motorista que sobe em calçada. Então, todos os devidos cuidados a gente tem que ter e os motoristas deveriam pensar em nós que somos pedestres. Eu sempre tomo muito cuidado ao atravessar a pista, por conta de vários motoristas que não obedecem às regras de trânsito”, contou Maysa Tavares, estudante do 5º ano do Ensino Fundamental.
Pedro Guilherme também participou da ação e aprendeu sobre a necessidade do respeito à velocidade estabelecida nas vias.
“Você tem que garantir que tá ali na placa. Se você for mais veloz pode causar um acidente muito grave, pessoas podem morrer ou se ferir”.
O estudante completou que levará as dicas também para a família.
“Como meu pai é motorista de aplicativo, eu vou falar pra ele ter muito cuidado na aceleração, respeitar os pedestres e quando parar no sinal amarelo, prestar atenção e não passar muito rápido”, revelou.
Para o coordenador do Pedala Alagoas, Higino Feltri, da Associação Alagoana de Ciclismo, o projeto visa desenvolver práticas saudáveis nas crianças.
“É uma grande oportunidade de reafirmarmos que a educação para o trânsito, mobilidade urbana e o direito de andar em qualquer um dos modais, ou dos micro modais, é fundamental nas cidades e que nós precisamos de mais oportunidades. Quando a gente começa cedo, quando a gente fala, quando a gente educa e quando a gente promove boas práticas, criamos essas oportunidades que são fundamentais para cada um deles”, explicou.
Durante a iniciativa, os estudantes participaram de atividades lúdicas que abordavam as dicas em situações práticas. O intuito foi propiciar que o conhecimento seja adquirido e que eles se tornem multiplicadores da boa conduta.
Agentes de trânsito da SMTT apresentaram o funcionamento das viaturas, os sinais usados e os sons.
“Para a nossa comunidade de alunos, é uma proposta muito legal e as crianças têm um contato com o esporte, com o pedalar. Na escola, nós já trabalhamos a questão da cidadania, dos direitos, dos deveres, e nós sabemos que nossas crianças têm esse direito de poder ter essa parte de fazer o exercício físico de pedalar, de ter esse recurso também. Que entendam que a bicicleta não só serve para ir no mercado, numa padaria, mas para que se exercitem, tenham acesso a essa parte do lazer”, frisou a diretora-adjunta da unidade escolar, Martha Sany.
“Realizar essas atividades, passando para eles esses conteúdos, esses conceitos, esses temas, faz com que desenvolva uma reflexão de cuidado, empatia e gentileza. A gente escutou bastantes experiências desagradáveis. De irmãs e irmãos que empinam moto, que não andam corretamente nas ruas e as crianças saíram com uma consciência bem importante e, certamente, levarão para casa, para os familiares, para os amigos e para todo bairro onde eles têm o convívio. Que se tornem multiplicadores.”, reforçou a assessora de educação no Trânsito da SMTT, Inês Pessoa.
Sobre o Pedala Alagoas
Fomentado pela Lei 11.438/2006, que dispõe sobre incentivos e benefícios para empresas que contribuam com atividades de caráter desportivo, o Pedala Alagoas busca fomentar a prática esportiva do ciclismo para 1.000 alunos da rede pública de ensino no estado de Alagoas, atendendo crianças e adolescentes na faixa etária entre 9 e 17 anos. Maceió é uma das cidades contempladas.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira