Geral
Saúde reúne profissionais para debater método de avaliação multifuncional do idoso na Atenção Primária


Encontro contou com alinhamento de metodologia multifuncional. Foto: Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, reuniu na manhã dessa quarta-feira (19), profissionais da atenção primária para discutir e orientar sobre a avaliação multidimensional em idosos. A ação aconteceu na Unidade de Referência em Saúde (URS) Jorge Duarte Quintela Cavalcante, localizada na Cidade Universitária.
Com caráter de qualificação, o encontro teve por finalidade alinhar e atualizar as equipes de saúde sobre o novo método de avaliação clínica. Considerado padrão-ouro, este manejo mensura a fragilidade da pessoa idosa. A metodologia permite o reconhecimento das necessidades biopsicossociais do indivíduo, para um diagnóstico assertivo, com intuito de detectar incapacidades diante de doenças agudas e crônicas.
As formas avaliativas são cognição, mobilidade, comportamento/humor e comunicação, que são utilizadas para averiguar o nível de dependência do paciente para que exista uma atenção individualizada. De acordo com a coordenadora do Programa, Denyse Maia, essa profissionalização ocorre anualmente para melhor atender aos usuários, de modo a preparar as equipes das unidades a desenvolver um olhar mais amplo em relação à saúde do idoso e ao método, que visa melhorar a qualidade de vida dos indivíduos nessa faixa etária.
Além da roda de conversa sobre avaliação multifuncional, também foi discutido sobre a importância da caderneta do idoso e suas funcionalidades. E nesse quesito, a coordenadora Denyse Maia ressaltou a necessidade de compartilhamento das informações entre os profissionais.
“Essas ações geram trocas com os profissionais das unidades, o que nos permite conhecer o perfil e a realidade das pessoas idosas assistidas pelo serviço. É também uma oportunidade de nossa coordenação levar maiores informações sobre a avaliação multidimensional da pessoa idosa, a qual tem como principal instrumento a caderneta de saúde da pessoa idosa. É indispensável que as avaliações e os registros aconteçam, oportunizando assim um acompanhamento mais completo dos idosos pela equipe multidisciplinar da unidade de saúde”, reforça Denyse Maia.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira