Geral
Outubro Rosa movimenta atendimento às usuárias do PAM Salgadinho


Usuárias do PAM Salgadinho recebem orientação sobre prevenção câncer de mama. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Para marcar o Dia D da campanha Outubro Rosa, o PAM Salgadinho – maior unidade de média complexidade da América Latina – organizou, nesta quinta-feira (13), uma série de ações preventivas em seus espaços e mobilizou o público feminino atendido no local.
Consultas com mastologista, realização de exames laboratoriais, testes rápidos, citologias, mamografias, ultrassom de mama e atendimento odontológico foram alguns dos serviços que tiveram sua oferta ampliada para atender as usuárias da unidade.
Iniciadas por volta das 8h, as atividade ocuparam vários espaços da unidade. No bloco C, as usuárias se consultaram com o mastologista e realizar citologias; no bloco I, testes rápidos para HIV/Aids e Sífilis foram disponibilizados; no bloco L, usuárias realizaram mamografias e ultrassom de mama e no bloco O, pacientes mastectomizadas receberam próteses mamárias externas.
As ações de saúde bucal – como orientações sobre câncer de boca – ficaram concentradas no bloco F. O movimento também foi intenso no Laboratório de Análises Clínicas de Maceió – Laclim, com a oferta de 100 exames a mais do que o habitual para usuárias atendidas no local.
A diretora-geral do PAM Salgadinho, Marcela Holanda, ressaltou que todas as atividades realizadas na unidade, nesta quinta-feira (13), tiveram o intuito de alertar as mulheres para a importância de conversar sobre saúde da mulher e buscar o cuidado não só no mês de outubro, mas durante todo o ano.
“Nesse Dia D de combate ao câncer de mama, mobilizamos todo o PAM para ofertar o máximo de serviços possível para as usuárias da unidade. São serviços que oferecemos durante o ano todo, mas que estão sendo ofertados, hoje, em maior quantidade e sem necessidade de agendamento prévio para facilitar o acesso e a intensificação desse cuidado. Tudo para garantir que mais mulheres consigam se prevenir contra o câncer de mama, que tem feito tantas vítimas, mas que, quando detectado a tempo é totalmente curável”, afirmou a diretora-geral do PAM, Marcela Holanda.
Erika Messias, 29 anos, compareceu ao PAM para consulta com mastologista nesta quinta-feira (13). A usuária, que já luta contra um tipo de câncer no sangue, detectou um nódulo em sua mama e foi encaminhada à especialista em caráter preventivo.
“Tenho lutado contra o câncer nos últimos meses e sei o quanto é difícil. Quando detectamos esse nódulo, eu fiz questão de passar pela mastologista, mas, graças a Deus, ela me tranquilizou quando disse que provavelmente é benigno. Ainda assim, passou exames para confirmação. Me sinto aliviada por esse retorno positivo e vou fazer todos os exames para ter certeza de que não estou com câncer de mama”, disse.
Márcia Duarte, 61 anos, também foi atendida na unidade durante o Dia D do Outubro Rosa. A usuária disse que periodicamente realiza seus exames, pois acredita que a prevenção é a grande aliada para manutenção da saúde.
“Resolvi aproveitar esse Dia D para fazer minha mamografia e saber se está tudo bem com minhas mamas. Tenho uma tia que faleceu devido a um câncer de mama e, por isso, eu acho muito importante estar sempre atenta a esse cuidado, que deve ser um hábito presente durante todo o ano e não só no mês de outubro, pois a saúde é nosso maior bem”, revelou a usuária.
O Dia D do Outubro Rosa no PAM também contou com a presença da Fada Rosa e com a apresentação da dança Carimbó, realizada pelo Grupo de Mama Renascer, ONG constituída por mulheres que venceram o câncer de mama.
Outubro Rosa nas unidades
As ações do Outubro Rosa seguirão em todas as unidades de saúde da capital. Durante o mês, consultas e exames preventivos estarão com número ampliado para todas as usuárias do Sistema Único de Saúde. Atividades como palestras, seminários, salas de espera também serão desenvolvidas nos locais ao longo do mês.
As ações realizadas durante a campanha nas unidades contam com o apoio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Coordenação de Atenção Primária, dos Programas Estratégicos da Saúde, através do Programa de Saúde da Mulher e demais gerências e Secretarias Municipais que participaram ativamente do planejamento.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira