Geral
Conselheiros Tutelares e secretário de Assistência Social definem melhorias para atendimento a crianças e adolescentes


Secretário se reuniu com representantes de todos os conselhos tutelares da capital. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió
O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, e representantes dos 10 Conselhos Tutelares de Maceió discutiram, nesta quarta-feira (17), as principais demandas para melhorar o atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Após escutar as solicitações dos conselheiros, o secretário já conseguiu viabilizar ações que vão beneficiar meninos e meninas em bairros de maior vulnerabilidade. Entre elas, o direcionamento de equipes para a realização do Cadastro Único nas sedes dos conselhos, que ficou definido para ocorrer nos próximos dias, durante um período de 10 dias. Além disso, o secretário anunciou que irá destinar insumos e cestas básicas para atender a demanda dos usuários que procuram atendimento.
Claydson Moura também anunciou o início da reforma do Centro de Referência em Assistência Social da região Norte, que será na segunda-feira (22). E se comprometeu em promover a formação dos servidores que atuam nos abrigos para crianças e adolescentes para que ofereçam um atendimento mais humanizado.
“A gente construiu o que até agora não existia, que foi uma ponte, acabaram-se os muros. Agora, a Secretaria de Assistência Social e os conselhos são uma coisa só. Já estamos de mãos dadas para avançar no cuidado com a criança e o adolescente, que é uma política que tem que ser priorizada. Maceió estava pecando nessa área há décadas. Nós temos um time de excelentes conselheiros tutelares, o que faltava era o poder público fazer sua parte. Por determinação do prefeito JHC, a Prefeitura já está fazendo sua parte e daqui para frente serão só avanços”, afirmou Moura.
Os conselheiros também se comprometeram em apresentar as prioridades de cada região de atendimento para que recebam o devido encaminhamento dentro da Secretaria de Assistência Social (Semas).
No encontro foi citada a necessidade de reformas, aquisição de equipamentos e ações voltadas para a população que sejam realizadas no próprio conselho, que receberam total atenção do secretário.
Nete Davino, conselheira tutelar da 1ª região, disse que o encontro foi uma boa surpresa. “Eu estou há dezesseis anos como conselheira tutelar do município de Maceió e para mim foi uma surpresa a linguagem e as portas que o secretário abriu aos conselheiros. Quando a gente cobrava que os direitos das crianças e adolescentes fossem efetivados, muitas vezes não acontecia. Hoje o secretário nos deu o entendimento de que vamos avançar”, comemorou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Andrea Queiroz, ressaltou que as medidas definidas na reunião foram importantes conquistas para garantir os direitos de meninos e meninas.
“Essa luta é diária. Temos 50 conselheiros tutelares na ponta, trabalhando com famílias extremamente vulneráveis e que precisam desse suporte. Essa reunião trouxe para os conselheiros esperança, por saber que vai funcionar aquilo que vem sendo pedido há tanto tempo”, destacou.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL