Geral
Prefeitura de Maceió realiza reunião para formação de Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes

Buscando construir um plano de ações para assistir, de forma completa, os indígenas da etnia Waraos, migrantes da Venezuela, a Prefeitura de Maceió, promoveu, nesta sexta-feira (1º), uma reunião com representantes das pastas do Município, que farão parte do Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes.
A ação vai envolver a Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Educação (Semed), de Saúde (SMS), do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), e a de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). A Defensoria Pública da União (DPU), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Ministério Público Federal (MPF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Procuradoria Geral do Município também integram o comitê.

Encontro reuniu representantes do Município que farão parte do Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas
O secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, falou sobre o dever de auxiliar os migrantes venezuelanos. “As ações que forem pactuadas pelo Comitê, serão cumpridas na integralidade. Nossa obrigação e nosso dever como seres humanos e Município é apoiar e auxiliar essas famílias”, pontuou.
“Na próxima semana serão divulgadas as ações de cada pasta do Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes. Todas as ações serão alinhadas e publicadas no Diário Oficial do Município, o mais breve possível, para a oficialização do comitê. O plano intersetorial executará, em conjunto, ações entre as secretarias em favor dos imigrantes”, explicou a diretora de Proteção Social Especial da Semas, Tatiana Boia.
Ações da Prefeitura de Maceió para o indígenas da etnia Waraos
A Prefeitura de Maceió já atendeu a 13 grupos familiares, da etnia Warao, com ações na área de assistência social, educação e saúde, desde o dia 22 de março de 2021. Todas essas famílias já receberam ou continuam recebendo o auxílio moradia da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), como também receberam cestas básicas e tickets alimentação.
Todos os núcleos familiares foram inseridos no Cadastro Único, com cadastros atualizados, sendo beneficiários do Programa Auxílio Brasil e receberam também o auxílio emergencial, a fim de superarem a situação de extrema vulnerabilidade social em que se encontravam.
Atualmente, 7 grupos familiares continuam sendo acompanhados, com 67 pessoas. O restante se mudou para outros municípios como Arapiraca. Recentemente, essas 7 famílias atualizaram o cadastro no CadÚnico e fizeram o cadastro para o Cartão Criança Alagoana (CRIA).
O atendimento a essas famílias está sendo realizado com a articulação da Defensoria Pública da União (DPU), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cáritas de Maceió e Câmara de Vereadores de Maceió, mediando a interlocução com as demais políticas públicas municipais.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira