Geral
Tesouro dos EUA amplia sanções contra redes que apoiam Putin e elites da Rússia
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou novas sanções, nesta quinta-feira, 2, que têm como alvo redes que apoiam o presidente russo, Vladimir Putin, e outras elites do país. A decisão dá continuidade à resposta norte-americana à invasão da Rússia à Ucrânia.
De acordo com comunicado, a mais nova ação do Tesouro atinge uma corretora de iates alinhada ao Kremlin, vários funcionários proeminentes do governo russo e um associado próximo de Putin, Sergei Roldugin, “que é o guardião da riqueza offshore do presidente Putin”.
O departamento afirma que as elites russas se apoiam em redes complexas para esconder, mover e manter suas riquezas e ativos de luxos.
Dois iates, identificados como Graceful e Olympia, foram considerados propriedades bloqueadas por terem o interesse de Putin, segundo o Tesouro.
O documento menciona uma série de entidades e indivíduos que foram registrados como donos ou pessoas envolvidas no gerenciamento de algum dos dois iates. Outros navios e aeronaves também foram alvos de sanções.
Na lista de indivíduos, está Roldugin, descrito como amigo próximo de Putin e parte de seu sistema de gerenciamento offshore.
Autoridades do governo russo, Yury Slyusar, Vitaly Savelyev, Maxim Reshetnikov, Irek Envarovich Faizullin e Dmitriy Yuryevich Grigorenko também são atingidos pelas sanções.
Como resultado, todas as propriedades ou interesse em propriedades de tais pessoas e nos Estados Unidos estão bloqueadas, diz o Tesouro.
Autor: Ilana Cardial
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
2FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista