Geral
Agentes da Defesa Civil participam de treinamento para alertas e emergências


Agentes foram a campo conhecer os pontos de encontro em casos de emergência. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil
Na manhã desta terça-feira (17), agentes de todos os setores da Defesa Civil de Maceió participaram de um treinamento de alerta e preparação com o objetivo de diminuir os efeitos de acidentes nas comunidades que se situam próximo de áreas industriais. O curso é ministrado pelo Programa de Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL) e ocorreu no Centro de Acolhimento e Triagem (CAT) da Defesa Civil.

Treinamento prepara os agentes em caso de de acidentes industriais. Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil
O APELL treina a população das comunidades, assim como os efetivos dos órgãos públicos e privados envolvidos. “No caso de um vazamento numa fábrica, por exemplo, o que a Defesa Civil de Maceió precisa fazer? Esse é o nosso objetivo, preparar a equipe para qualquer eventual acidente”, explica o engenheiro químico, José Augusto Dantas, que ministrou o treinamento.
O coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, que também é coordenador do APELL, ressalta que o treinamento da equipe é fundamental na prevenção e atuação de possíveis situações de emergência.
“Com uma equipe treinada e ciente de qual é o papel em uma situação como um vazamento de qualquer substância numa fábrica, por exemplo, minimizaremos os danos e estaremos aptos a auxiliar a população”, destaca Abelardo.
Além da Defesa Civil, outras instituições também participam do programa. São elas: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto do Meio Ambiente, entre outras.
Em campo
Após a palestra, os agentes seguiram para os pontos de encontro já demarcados próximos à Braskem, nos bairros Vergel do lago, Trapiche e Pontal da Barra, com o objetivo de promover a evasão do maior número possível de pessoas nessas comunidades do entorno da fábrica para um local seguro. Segundo o engenheiro químico, em casos de vazamento, o restabelecimento da situação se dá após cerca de quatro horas.
O programa prevê rotas e pontos de encontro para diferentes tipos de situações, e orienta sobre quais percursos seguir, de forma prática e segura.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL