Geral
Educação promove oficinas de arte e educação ambiental na quarta edição do Flipontal


Feira literária incentiva hábito de leitura. Foto: Arquivo/Ascom Semed
A quarta edição da Feira Literária do Pontal da Barra (Flipontal) começa nesta quarta-feira (30), a partir das 9h, na Praça São Sebastião, com diversas oficinas e ações educativas para a comunidade. A feira termina na sexta (1º) com desfiles e shows musicais. As oficinas serão realizadas em estruturas montadas pela Prefeitura de Maceió, como o Espaço Escola e da Tenda Semed, que vão funcionar durante os períodos da manhã e da tarde.
Os alunos poderão participar de oficinas de origami, de renda de filé e jogos pedagógicos, ações desenvolvidas e preparadas por colaboradores da pasta. Contação de histórias e oficinas que visam a sensibilização ambiental também estão na programação.
Três oficinas do setor de Educação Ambiental e Sustentabilidade da secretaria integram o evento. Brincadeiras infantis antigas foram adaptadas ao trabalho proposto pelo setor como o jogo “Cadê o Grilo?”, que agora foi nomeado “Cadê o mosquito?”.
“Essa brincadeira trabalha especialmente o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti e suas problemáticas”, explica a técnica pedagógica do setor, Salete Leite.
Salete também contou que toda a equipe vai participar e acompanhar as oficinas, que serão realizadas durante o dia. As outras atividades da Semed vão tratar sobre reciclagem e o reaproveitamento de garrafas pet, além de um debate sobre o meio ambiente e sua preservação.

Técnica Pedagógica, Salete Leite. Foto: Jamerson Soares / Ascom Semed
“Essas oficinas são muito importantes, em face a toda a problemática ambiental hoje. Pretendemos sensibilizar os jovens para essas questões, porque a gente sabe que quanto mais trabalho com a criança e o adolescente sobre isso, mais repercute no nosso amanhã. O trabalho lúdico é de suma importância e é sensível à causa”, concluiu Salete Leite.
A arte e a cultura também estarão animando e conscientizando a população que vai ao evento. Segundo Edna Cabral, formada em Música, professora e técnica do setor de Ação Cultural da Semed, a equipe composta por profissionais de diversos segmentos estará oferecendo oficinas de origami, de utilização de sucata para a construção de instrumentos musicais e atividades no campo da poesia e sua expressão.

Técnica Edna Cabral, destaca a importância de levar arte e cultura para os alunos. Foto: Jamerson Soares / Ascom Semed
“Nosso intuito é essa interação com as crianças. Depois de dois anos de pandemia vamos ter novamente esse contato com elas, como também levar a arte em todas as suas linguagens, para que elas possam se deliciar, participar, possam entender. Nós, como setor da cultura, levamos todos os técnicos que têm suas peculiaridades para expor, colocar sob a mesa todas as oportunidades que as crianças têm na vivência com a arte”, disse Edna.
Confira abaixo a programação completa do Flipontal:
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira