Geral
Unidades de Saúde encerram semana de prevenção às IST’s com ações para os usuários


Blitz da prevenção distribuiu materiais educativos para todos que passavam pelo bairro. Foto: Victor Vercant/SMS
Durante toda esta semana que antecede ao feriado de carnaval, diversas Unidades de Saúde da capital intensificaram as ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, com foco na HIV/Aids, sífilis e hepatites virais. Nesta sexta-feira (25) foi a vez da Unidade de Saúde da Família (USF) Cláudio Medeiros, no Rio Novo, realizar uma Blitz da Prevenção, com entrega de material educativo e preservativos masculinos e femininos para toda a população do bairro.
A diretora da USF Cláudio Medeiros, Aldelayne Ferreira, destaca que na época do carnaval muitas pessoas festejam, mas acabam esquecendo de se prevenir.
“Como essa é uma época que muitos costumam abusar do uso de álcool, por exemplo, muitas vezes os cuidados com as IST’s é deixado de lado. Então queremos chamar a atenção de toda a comunidade para essa temática que é tão importante para a saúde de todos”, explica a diretora.
Diretora da USF Cláudio Medeiros, Aldelayne Ferreira. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
“Em nossa unidade também são realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites durante toda a semana. Então com essa ação de hoje buscamos chamar as pessoas para realizar a testagem, principalmente porque nossas equipes de saúde detectaram um aumento de casos de sífilis na região. É algo real na comunidade e estamos empenhados em testar a população e tratá-las”, completa Aldelayne Ferreira.




Foto: Victor Vercant/ Ascoom SMS
A ação se concentrou próximo à unidade, na praça Padre Cícero. Os profissionais entregaram kits de prevenção (com folhetos educativos e preservativos) para quem passava pelo local, entre pedestres, motoristas e passageiros de ônibus. As atividades contaram com o apoio dos agentes de saúde, da equipe de enfermagem e de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.
Profissionais distribuem kits de prevenção às IST’s. Foto: Victor Vercant/SMS
USF Village Campestre I
Outra Unidade que também realizou ações, nessa sexta-feira (25), foi a USF Village Campestre I. Os profissionais de saúde entregaram kits de prevenção, com preservativos e folhetos educativos, fizeram palestras em salas de espera alertando para a importância da prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis.
Entrega de materiais para usuários. Foto: Victor Vercant/SMS
A diretora da USF Village Campestre I, Jéssica Ferreira, fala sobre as ações realizadas no local.
“Além das palestras em salas de espera e entrega dos materiais para os usuários, chamamos a população para a realização dos testes rápidos. Nossos agentes de saúde também fizeram visitas domiciliares com a entrega desses materiais aos usuários”, afirma Jéssica.
As atividades da semana contaram com a participação da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).




Fotos: Victor Vercant/Ascom SMS
USF Frei Damião
Os profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Frei Damião, no Benedito Bentes, também realizaram ações itinerantes junto à comunidade nesta sexta-feira (25). As equipes percorreram as ruas do bairro e entregaram panfletos educativos e preservativos masculinos e femininos para a população.
US Pimentel Amorim
A comunidade do Salvador Lyra também contou ações de prevenção nesta manhã de sexta (25). Com distribuição de materiais educativos, preservativos, rodas de conversa e estímulo a prática de atividades físicas. A atividade contou com a participação de profissionais de psicologia, educação física, nutrição e assistência social.



Fotos: Victor Vercant/Ascom SMS
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira