Geral
USF Village Campestre I sensibiliza usuários para prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis


Usuários podem adquirir preservativos nas unidades de saúde do Município. Foto: Bruno Wesley/Ascom SMS
Durante esta semana que antecede ao feriado de carnaval, as Unidades de Saúde de Maceió estão intensificando as ações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis. Com o objetivo de levar informação e expandir o conhecimento dos usuários sobre o tema, a Unidade de Saúde da Família (USF) Village Campestre I promoveu, nesta quarta-feira (23), uma sala de espera com palestras para os usuários da unidade.
Os profissionais distribuíram folders temáticos e falaram sobre doenças como sífilis, HIV, Aids e hepatites B e C. Além disso, apontaram a importância do uso do preservativo – tanto masculino quanto feminino – como aliado na prevenção destas infecções.
Usuários tiram dúvidas sobre infecções sexualmente transmissíveis. Foto: Ascom SMS
A enfermeira, Lúcia de Fátima, destacou que momentos como este são essenciais para reforçar a importância de prevenir doenças sexualmente transmissíveis.
“Foi um momento muito importante porque reforçamos a necessidade da população buscar a prevenção diariamente e principalmente agora, nesse período de carnaval. Não teremos blocos de rua, mas as pessoas acabam festejando de outras formas. Então, é importante fazer um alerta a todos para que busquem a prevenção e cuidem da saúde”, enfatizou.
Enfermeira da unidade, Lúcia de Fátima, conduziu a sala de espera. Foto: Ascom SMS
Neste ano de 2022, os festejos de carnaval estão suspensos em consequência da pandemia de Covid-19, mas o feriado foi mantido. Então, as ações de prevenção destas infecções seguem sendo reforçadas nas Unidades de Saúde da capital com o objetivo de alertar os usuários a buscarem os devidos cuidados e informá-los onde podem buscar orientações e tratamento.
Onde buscar ajuda?
Em caso de suspeita de infecções sexualmente transmissíveis, os usuários devem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar testes rápidos. Se o paciente estiver com sífilis, será tratado na própria unidade de saúde. Mas se for um caso de HIV ou hepatites, o usuário é encaminhado para o Bloco I do PAM Salgadinho, local de referência para o tratamento dessas duas doenças.
Programação nas unidades de saúde – até sexta (25)
– USF Village Campestre I
24/02 (manhã e tarde)
Salas de espera sobre os perigos do consumo de álcool
25/02 (manhã)
Encerramento das ações com salas de espera sobre IST, consumo excessivo de álcool e distribuição de material informativo
– PAM Dique Estrada
24/02 (9h)
Sala de espera sobre IST e Covid-19 em época de carnaval
– USF Cláudio Medeiros (Rio Novo)
25/02 (manhã)
Pit Stop da prevenção na praça Padre Cícero, no Rio Novo
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira