Geral
Famílias que solicitaram Carteira do Autista devem entrar em contato com a Assistência Social


Documento garante o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e particulares. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas
Famílias que solicitaram no ano passado a Carteira de Identificação do Autista de Maceió, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no bairro Poço, devem entrar em contato com a Coordenação dos Direitos da Pessoa com Deficiência da secretaria para receber o documento.
Segundo o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Vinicius, a coordenação está tentando entrar em contato telefônico com algumas famílias, mas não está conseguindo falar com os responsáveis.
“Por isso, é importante que as famílias entrem em contato com a secretaria, para verificarmos se as informações no documento estão corretas e a família venha receber o documento”, explicou o coordenador.
A Carteira de Identificação do Autista de Maceió é um documento que garante o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados.
O professor, Thiago Caldas, de 35 anos, recebeu a carteira. Ele falou dos benefícios que o documento traz para a sua vida.
“A Carteira de Identificação do Autista é um documento que vai me trazer acessibilidade social. Já passei por situações de constrangimento, em que não me aceitaram no caixa com fila de espera especial. Em muitos casos tive que apresentar o laudo médico. Mas agora, com o documento, vai facilitar a minha identificação, por que a gente pode carregar no bolso ou na carteira”, disse Thiago.

Professor, Thiago Caldas, recebeu o seu documento. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas
Marcelo Antônio, pai do Fillype Alves, de 13 anos, recebeu a carteira de identificação do filho.
“Esse documento vai facilitar bastante a nossa vida, porque vai garantir os direitos do meu filho, principalmente quando precisarmos de atendimento em locais com filas, em estacionamentos e de outros serviços. Com a carteira podemos comprovar que temos direito à prioridade de atendimento”, disse o pai do adolescente.
A entrega da Carteira de Identificação do Autista está acontecendo de segunda a sexta-feira na sede da Semas, que fica localizada na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço.
Para confirmar se o documento está pronto, os usuários devem ligar para o (82) 3312-5911, das 8h às 13h.
Serviço
Solicitação da carteira
A solicitação das Carteiras de Identificação do Autista de Maceió pode ser feita nas instituições que atendem a esse público e na sede da Semas, que fica na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço, das 8h às 13h. Telefone: (82) 3312-5911.
Documentos necessários
RG e CPF dos pais do usuário
RG e CPF do usuário
Comprovante de residência
Certidão de Nascimento do usuário
Duas fotos 3×4
Relatório Médico ou Atestado Médico (contendo o CID) que identifique o Transtorno do Espectro Autista
Encaminhamento da instituição ao qual está vinculado (se houver vínculo)
Termo de Responsabilidade, assinado na Semas, pelo responsável do usuário (não estando vinculado a nenhuma instituição)
Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do usuário
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL