Geral
Prefeitura de Maceió fecha o ano com um Plano de Auditoria Interna


Secretário Municipal de Controle Interno, José Neto. Foto: Secom Maceió
A prefeitura de Maceió produziu um Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI), para melhor gerir os recursos públicos e investir de forma consciente em políticas públicas. O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Controle Interno e contempla os seguintes eixos: contábil-financeiro, recursos humanos, controle patrimonial, compras, contratos, almoxarifado, orçamentária e administração em geral.
Para o secretário municipal de Controle Interno, José Neto, “o Plano é o documento de planejamento da prefeitura municipal de Maceió que contém a programação dos trabalhos da unidade de auditoria interna para o exercício de 2022”.

Fluxo de atividades contidas no PAAI para 2022
Com este Plano, será possível padronizar as atividades de auditorias tanto preventivas quanto corretivas, através de fatores de riscos avaliados previamente. Assim, será possível fiscalizar e controlar o uso dos recursos internos.
Além disso, a iniciativa tende a preservar o interesse público mediante a transparência e responsabilidade no trato com a coisa pública, expressa na prestação de contas, como elemento intrínseco à boa governança.
Os procedimentos e as técnicas de controle serão executados a partir de um conjunto de ações realizadas pela equipe de auditoria para verificar as informações referentes as contas públicas, para que em seguida seja formulado um parecer da secretaria de Controle Interno.
“Os controles preventivos serão realizados ao tempo do ato, procedimento ou processo, tendo por fim atenuar possíveis impropriedades na execução dos mesmos. Os demais controles analisam os procedimentos posteriormente à sua realização, e visam à conferência dos princípios básicos da Administração Pública e aplicação das demais normas pertinentes”, destaca o documento.
Com isso, o PAAI irá orientar e especificar os procedimentos e metodologias de trabalho a serem observados no exercício 2022. Uma das finalidades é avaliar o cumprimento da legalidade referentes aos procedimentos administrativos e as normatizações já implementadas pela gestão, assim como recomendar e sugerir ações corretivas para problemas detectados, orientando sobre as normas vigentes.
Vale destacar que todo o trabalho se baseia nos princípios administrativos. Além disso, as atividades das auditorias vão além da mera conferência e identificação de irregularidades, mas busca constatar os riscos previstos, minimizá-los e, se possível, dirimi-lo. Por isso, a importância de práticas de gestão voltadas à análise de riscos.
“Assim, a auditoria ocorre como um elemento de controle, que tem como finalidade controlar, orientar e avaliar as atividades praticadas nos órgãos e entidades da Prefeitura Municipal de Maceió”, informa o documento.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira