Geral
Pompeo pressiona ONU a estender embargo de armas contra Irã e menciona Venezuela
Secretário de Estado americano, Mike Pompeo se pronunciou nesta terça-feira, 30, durante reunião virtual do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. Em sua fala, Pompeo pressionou os demais países do grupo a apoiarem a prorrogação de um embargo na negociação de armas contra o Irã, argumentando que isso é crucial para a segurança regional e também de outros países, como a Venezuela.
Pompeo defendeu a estratégia do governo do presidente Donald Trump de abandonar o acordo nuclear multilateral com o Irã, argumentando que Teerã já descumpria a iniciativa. “O acordo nuclear com o Irã fracassou”, disse ele.
Além disso, a autoridade dos EUA disse que o Irã já viola um embargo de armas em vigor. Esse embargo vence em alguns meses e caberá aos integrantes do Conselho de Segurança da ONU decidir se o prorrogam ou não.
Pompeo argumentou que é crucial estender a restrição, comentando que os países da região também desejam isso. Caso contrário, Teerã poderá enviar armas a países como a Síria ou a Venezuela, alertou. “Nossa preocupação com Irã é questão de segurança nacional, não de política.”
Ele ainda disse que os EUA ofereceram ajuda ao Irã na pandemia da covid-19, mas o governo iraniano teria se recusado a aceitá-la.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec