Geral
Governo de Alagoas e AMA firmam parceria para entrega de RGs durante pandemia

Mais de 40 mil carteiras de identidade foram separadas em lotes por município para que os gestores realizem as entregas para os requerentes
O Governo de Alagoas tomou diversas medidas para garantir a saúde da população nesse período de pandemia, uma delas foi o fechamento de todos os postos do Instituto de Identificação. Por serem locais de aglomeração poderiam ser tornar espaços de contaminação pelo novo coronavírus. Nesse mesmo viés preventivo, o poder executivo vem realizando estudos para garantir o acesso das pessoas aos vários serviços públicos do estado.
Uma dessas iniciativas foi acionar o Instituto de Identificação para que fosse firmado uma parceria inédita com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Na ação, o Instituto realizou a triagem de todo passivo do banco de RGs do Estado, mais de 40 mil carteiras de identificação e separou os documentos em lotes por municípios, e as prefeituras associadas a AMA, irão entregar esses respectivos documentos aos seus requerentes.
Segundo Roney Presbítero, superintendente do Instituto de Identificação, a iniciativa partiu do próprio governador do Estado Renan Filho que fez questão de entrar em contato com a presidência da AMA. A ideia de separar por município surgiu após a suspensão do translado intermunicipal como combate ao COVID-19. A interrupção no uso do transporte dificultou o deslocamento dos requerentes para os postos de origem onde solicitaram o documento, sendo moradores de outros municípios.
“A ação consistiu no recolhimento de todos os RGs que estavam nos postos de identificação espalhados pelo estado, a sua triagem e separação por município, a catalogação desses documentos em lotes e a entrega deles a AMA. A associação então fará a entrega a cada gestor municipal que será responsável pelo repasse desses documentos aos cidadãos dos seus municípios. Lógico que obedecendo os decretos governamentais, de evitar aglomeração e de distanciamento social”, explicou Roney Presbítero.
Arapiraca e Maceió
Nesse primeiro momento, 100 municípios alagoanos serão contemplados com essa parceria. A exceção são os municípios de Arapiraca e Maceió, devido ao fluxo amplo de demandas de combate a pandemia. Por serem grandes centros populacionais tornou-se inviável desenvolver uma atividade paralela, que poderia ocasionar aglomerações de pessoas devido ao volume maior de documentos, diferentemente dos municípios menores.
“Já concluímos a triagem, e essa semana, após uma rigorosa conferência desses documentos no Instituto de Identificação, estamos entregando os lotes de municípios a AMA. Devido ao grande número de identidades, os municípios de Maceió e Arapiraca, ficarão para uma próxima fase, onde deveremos realizar uma ação separada, provavelmente um mutirão, para entregar também esses documentos”, afirmou o Presbítero.
A AMA estabeleceu um calendário e a partir da próxima semana começará a entregar por regiões do Estado os lotes com as carteiras de identidade para cada município. Caberá ao gestor municipal encontrar a melhor maneira de entregar aos requerentes que solicitaram a sua carteira de identidade antes do fechamento da rede de postos por conta da pandemia do coronavírus.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido