Geral
UE nega que haverá formação de aliança anti-China liderada pelos EUA
O representante de assuntos internacionais da União Europeia (UE), Josep Borrell Fontelles, negou nesta segunda-feira, 15, que haverá formação de uma aliança internacional “anti-China” liderada pelos Estados Unidos com participação do bloco europeu. Ainda assim, o líder reforçou que há uma cooperação com o governo americano para superar a questão envolvendo a soberania de Hong Kong.
A China tem sido criticada pela comunidade internacional por suposta ingerência sobre Hong Kong, após Pequim aprovar lei de segurança nacional que pode restringir a autonomia do território autônomo, um dos principais centros financeiros da Ásia.
“UE e China não concordam com tudo, mas nosso compromisso com a cooperação transatlântica está mais forte do que nunca”, declarou Fontelles, nesta segunda-feira, em coletiva de imprensa após reunião dos ministros de Relações Exteriores da União Europeia com a participação do secretário de Estado americano, Mike Pompeo. “Com Pompeo, além de nossa parceria, conversamos sobre a crise do coronavírus”, completou o representante do bloco comum.
Fontelles ainda destacou que haverá uma reunião entre o grupo da UE e autoridades da China na próxima semana para a formulação de uma agenda comum para os próximos cinco anos. O Comitê liderado por ele também deve se reunir em breve para discutir o que chamou de “relação complexa com a Turquia”.
Autor: Eduardo Gayer
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido