Geral
Pompeo: estamos reavaliando nossa contribuição à OMS, neste momento
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou que o país reavalia neste momento sua contribuição à Organização Mundial de Saúde (OMS). A declaração foi dada durante entrevista coletiva na Casa Branca, ao lado do presidente Donald Trump. Ontem, Trump criticou a entidade, dizendo que poderia cortar a contribuição americana por ela ser muito “centrada na China”.
Pompeo afirmou que a OMS, como qualquer outra entidade, precisa prestar contas de seus resultados. Questionado se os EUA podem pressionar pela saída de Tedros Adhanom Ghebreyesus do posto de diretor-geral da OMS, Pompeo disse que não é o momento para pensar nisso. “Haverá um momento para olhar para trás e ver como a OMS se saiu, mas este momento não é agora”, comentou.
A autoridade americana também foi questionado sobre eventual retaliação contra a China, por causa da covid-19. Segundo ele, não é hora para pensar nisso, mas todos os países precisam agora ser transparentes. “Estamos totalmente prontos a cooperar com a China e compartilhar informações”, garantiu ele, que também lembrou que a doença “surgiu lá” no país asiático.
Autor: Gabriel Bueno da Costa e Iander Porcella
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
- 
	
		1COMUNICAÇÃOTV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
- 
	
		2TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
- 
	
		3CONCURSOPaulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
- 
	
		4SEGURANÇATrês líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
- 
	
		5SERVIDORGoverno de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado