Geral
Palmeira dos Índios é destaque em evento nacional pela segunda vez consecutiva
O trabalho de autoria da enfermeira de Palmeira dos Índios Cristiane dos Santos Ferreira apresentado nessa quarta-feira (4) na 16ª Expoepi – que este ano alcançou um recorde de experiências e trabalhos inscritos já que foram mais de 1.8 mil – representou Alagoas em Brasília. A autora é a única representante do Estado com o trabalho “Ô de casa: estratégia de reorganização do fluxo de atendimento de hipertensos e diabéticos em uma zona rural do município” que foi selecionado para a Mostra Competitiva na modalidade oral.
De acordo com Cristiane, o projeto de intervenção teve entre os objetivos fazer a busca ativa dos pacientes com hipertensão e diabetes que residem distante da Unidade de Saúde da Família (USF) e que por este motivo descontinuaram o acompanhamento dos agravos e a partir de então voltaram ao tratamento. O projeto contou com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeira, médico, dentista, agentes comunitários de saúde e técnica de enfermagem.
O trabalho ocorreu de janeiro a dezembro de 2017, com atendimentos realizados nos pontos de apoio dentro da comunidade. Das 1500 pessoas cadastradas na USF, 250 são hipertensos e 60 diabéticos. Segundo ela foi observada baixa adesão ao comparecimento às consultas de rotina na unidade de saúde e, consequentemente, diminuição na adesão ao tratamento.
O trabalho de Palmeira dos Índios concorreu com os de: Vigilância, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, das causas externas e ações de promoção da saúde; o olhar qualificado nos acidentes de transporte terrestre em Aracaju: fator determinante na redução dos óbitos 2014-2018; contribuições para o aprimoramento da vigilância da violência interpessoal/autoprovocada contra populações vulneráveis no Rio Grande do Sul: o Sinan, a equidade em saúde e a intersetorialidade.
Mais lidas
-
1GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
2MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
3TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
4INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas
-
5CONFLITO FUNDIÁRIO
SSP/AL recebe vereador e representantes de grupo envolvido em disputa de terras em Palmeira dos Índios


