Geral

Sesau promove oficina de prioridades para projetos de pesquisa

05/11/2019
Sesau promove oficina de prioridades para projetos de pesquisa

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio de sua Coordenação de Ciência e Tecnologia, iniciou nesta terça-feira (5) a Oficina de Prioridades do Sistema Único de Saúde.

A iniciativa, que segue até está quarta-feira, aconteceu no auditório do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac) e busca definir as linhas de pesquisas que serão financiadas pelo edital de 2020 do Programa de Pesquisa do Sistema Único de Saúde (PPSUS).

O evento foi realizado em parceria com a Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e Ministério da Saúde, e contará com o financiamento para pesquisas que busquem a solução de problemas e aperfeiçoamento da assistência prestada pelo SUS.

O encontro tem como meta estabelecer o diálogo entre gestores e pesquisadores. O assessor técnico do setor de Ciência e Tecnologia da Sesau, Tobias Falcão, ressaltou que o objetivo do PPSUS é realizar pesquisas para melhorar a saúde da população. “Os projetos que serão financiados pelo PPSUS devem ser norteados pela aplicação dentro da assistência à saúde prestada à população”, destacou.

Tobias ressaltou que é grande o desafio de aproximar as ações da saúde com o universo acadêmico. “A geração de conhecimento é essencial para a promoção, recuperação e evolução da assistência prestada à população. Com as oficinas e o PPSUS busca-se criar uma cultura científica em Alagoas, ampliando a resolutividade e a eficácia do SUS no estado”, declarou.

O assessor técnico explicou que a oficina é a etapa final para definição das áreas prioritárias do edital do PPSUS referente ao ano de 2020.

“Ao destacar os desafios enfrentados pela área de saúde em Alagoas, os técnicos da Sesau asseguram que as pesquisas sejam feitas sempre norteadas pelas necessidades reais da população”, reforçou Tobias Falcão.

Já para a representante do Ministério da Saúde e coordenadora nacional do PPSUS, Marge Tenório, Alagoas vem se destacando na área de pesquisa de saúde. “O trabalhado harmonioso entre os diferentes gestores do PPSUS no estado tem contribuído para que Alagoas ganhe destaque nacional e avance como um exemplo a ser seguido na área”, destacou.