Geral
EUA anunciam sanções a empresas chinesas por transportar petróleo do Irã
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, anunciou nesta quarta-feira a imposição de sanções a empresas chinesas que ele acusa de “sabidamente” transportar petróleo do Irã. “Estamos dizendo à China e a todas as nações que aplicaremos sanções a toda violação de atividade passível de sanção”, afirmou o chefe da diplomacia americana na cúpula da entidade Unidos Contra um Irã Nuclear (UANI, na sigla em inglês).
Perto do encerramento do seu discurso, o ex-diretor da CIA pediu, por outro lado, às nações “responsáveis” que ajudem os EUA a trazer o Irã “de volta à mesa de negociação”.
Pompeo repetiu frases como “quanto mais o Irã atacar, maior será a nossa pressão” e “enquanto o comportamento ameaçador do Irã continuar, as sanções serão endurecidas”. Falou, também, que os EUA “educarão” outros países a não fazer negócios com a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), mas, se eles não seguirem as orientações, serão punidos.
Autor: Nicholas Shores
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados