Geral
‘Queremos um novo código ambiental estadual’, diz governador do RS
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) disse nesta segunda-feira, 23, que deverá encaminhar mas próximas semanas à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul um projeto para estabelecer um novo código ambiental para o Estado. “Queremos ajustar situações em que o Rio Grande do Sul fez exigências maiores do que a legislação ambiental nacional”, disse Leite em palestra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O governador gaúcho afirmou que o novo código ambiental deverá prever novas formas de licenciamento, como a Licença por Adesão e Compromisso. Leite disse que, das fiscalizações ambientais feitas este ano no Estado, 90% não encontraram irregularidades. “Deve ter fiscalização, mas a lógica deve ser da confiança e não da desconfiança”, disse o tucano.
Eduardo Leite disse, no entanto, que o novo código não será permissivo com a degradação ambiental, mas procurará unir a proteção do meio ambiente com o empreendedorismo. “Não medimos o quanto é lesivo para a sociedade dificultar o empreendedorismo”, afirmou, acrescentando que estará previsto no novo código ambiental que o empresário que tiver histórico de boas práticas, com certificados internacionais, terá direito a uma aceleração em seus processos de licenciamento.
Autor: Iander Porcella
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado