Geral
Greve parcial reduz circulação de ônibus em SP
O Sindicato dos Motoristas realiza nesta sexta-feira, 6, uma paralisação no transporte coletivo da cidade de São Paulo. O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão com a operação reforçada diante do crescimento na demanda.
A greve de ônibus é parcial, mas provoca transtornos aos passageiros e impacto no trânsito. A Marginal do Tietê apresentava lentidão por volta das 7h30, principalmente, na via local entre as pontes Aricanduva e Tatuapé, no sentido da Castello Branco. Motoristas pararam os ônibus em protesto no centro da capital. O Viaduto do Chá estava completamente fechado por volta das 8h30.
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que se mantenha o funcionamento de no mínimo 70% da frota nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e de 50% nos demais horários, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento.
A paralisação foi votada pelos funcionários na tarde desta quinta-feira, 5. Os profissionais cobram providências contra o que chamam de desmonte do setor, evidenciado por uma suposta redução na frota em circulação. A categoria também cobra o pagamento de valores relativos à participação nos lucros e resultados (PLR) e ainda inclui na pauta de reivindicação apoio aos cobradores, função que eles dizem estar ameaçada pelas mudanças no sistema.
Opções
Aplicativos de transporte oferecerão desconto nesta sexta-feira. A Lime, empresa de aluguel de patinetes, informou que vai oferecer três desbloqueios gratuitos para os usuários. Já o BikeSampa, sistema de bicicletas compartilhadas do Itaú, anunciou gratuidade para o plano diário de locação de bicicletas.
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados