Geral
Trump assina decreto para impor sanções adicionais a Irã
O presidente americano, Donald Trump, assinou há pouco um decreto que impõe sanções financeiras adicionais ao Irã. A medida é uma “resposta forte e proporcional” às ofensivas de Teerã e tem como alvo o líder supremo iraniano, Ali Khamenei, e seu gabinete, que, segundo Trump, são responsáveis pela “conduta hostil” do regime.
Em fala na Casa Branca a repórteres, Trump acrescentou que “não queremos conflito com o Irã nem com qualquer outro país”, e destacou estar “ansioso” pelo momento em que as sanções impostas hoje serão retiradas, o que dependerá da mudança de postura do país persa. Segundo o presidente americano, o Irã espalha “o terror”.
“Vamos continuar aumentando a pressão contra Teerã até o regime abandonar medidas perigosas”, destacou o republicano. Ele voltou a criticar o acordo nuclear feito com o Irã em 2015, deixado pelos EUA, classificando-o como “um desastre”. “Não estava cumprindo o que deveria”, disse. “O Irã é capaz de fazer armas nucleares e isso é inaceitável”, afirmou Trump.
Autor: Monique Heemann
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela