Geral
Atividade industrial apresenta melhora em abril, diz CNI
A atividade industrial mostrou aumento em abril, na comparação com março, segundo mostra a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A utilização da capacidade instalada aumento 0,6 ponto porcentual frente a março e atingiu 77,8%, o maior índice desde agosto do ano passado, na série dessazonalizada.
No mesmo período de comparação, as horas trabalhadas na produção cresceram 1,1% e o faturamento teve alta de 3,3%, na série sem influências sazonais. Em relação às horas trabalhadas, houve reversão de parte da queda de 1,6% no período anterior, mostrando leve tendência de alta desde o final do ano passado.
A CNI destaca que, apesar do aumento no faturamento em abril, o resultado desse indicador não conseguiu reverter a queda de 4,9% ocorrida em março na comparação com fevereiro. A pesquisa aponta que o indicador continua alternando variações positivas e negativas mensalmente, desde o fim da paralisação dos caminhoneiros, em maio de 2018. As quedas vêm superando as altas, destaca o documento, então, a tendência do faturamento é de queda.
Com relação ao emprego, houve aumento de 0,1% em abril na comparação com março, mostrando estabilidade no emprego na indústria, que tem apresentado pequenas oscilações desde março de 2017.
A massa salarial teve alta de 0,5% em abril e o rendimento médio do trabalhador cresceu 0,9% no mês.
Autor: Sandra Manfrini
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento