Geral
Bolsas de NY caem, reagindo à decisão de Trump de taxar importações do México
Os mercados acionários nova-iorquinos fecharam a sexta-feira, 31, em queda acentuada, com a aversão a risco alimentada pelo anúncio de que os Estados Unidos aplicarão tarifas de 5% sobre todos os bens importados do México, a partir do próximo dia 10.
O índice Dow Jones fechou em queda de 1,41%, aos 24.815,04 pontos, o S&P 500 recuou 1,32%, aos 2.752,06 pontos, e o Nasdaq cedeu 1,51%, aos 7.453,15 pontos. As perdas mais significativas se deram no setor de tecnologia, com os papéis da Verizon recuando 4,36% e os da Cisco em baixa de 2,87%.
Na contramão do mercado, o ishare MSCI Brazil (EWZ), principal fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) do Brasil listado em Wall Street subiu 0,70%.
Na quinta à noite, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que imporá tarifas ao vizinho México, como forma de pressionar o país a controlar o que ele chama de “crise” de imigração ilegal, promovendo mais uma escalada nas tensões comerciais. Além disso, um indicador da indústria da China mostrou contração, gerando mais preocupações sobre os efeitos da guerra comercial.
Autor: Eduardo Gayer
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento