Geral
Guerrilha ELN ataca oleoduto no sul da Colômbia e provoca vazamento de petróleo
A estatal Ecopetrol informou nesta terça-feira que uma seção de um oleoduto no sul da Colômbia sofreu um atentado com explosivos que não deixou vítimas, mas gerou prejuízos pelo vazamento de petróleo. O ataque, atribuído por autoridades ao grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN), ocorreu em uma região do departamento (Estado) de Putumayo.
Um grupo de 20 operários foi enviado para limpar o lugar, com o apoio do Exército. Nos últimos quatro dias, os dutos Caño Limón-Coveñas e Trasandino sofreram atentados com explosivos, o que contaminou várias fontes de água nos departamentos de Arauca, Norte de Santander e Putumayo. A Ecopetrol afirmou que, para reparar os dutos afetados, foram deslocados mais de 80 operários.
O oleoduto Caño Limón-Coveñas tem 780 quilômetros de extensão e transporta cerca de 80 mil barris por dia de petróleo de campos na fronteira com a Venezuela até a costa do Caribe. No ano passado, ele foi alvo de 89 atentados. Em 2019, já sofreu seis.
O presidente Iván Duque afirmou recentemente que a escalada violenta do ELN demonstra que o grupo não deseja a paz. O diálogo com o grupo guerrilheiro está parado. Fonte: Associated Press.
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"